O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde em exercício, Emanuel Barbosa, destacou esta quarta-feira, na Praia, a importância da cooperação atlântica entre Cabo Verde, Açores, Madeira e Canárias, na sessão de abertura das X Jornadas Parlamentares Atlânticas que, do seu ponto de vista, representa um marco relevante nas relações entre os arquipélagos da Macaronésia.
Durante o seu discurso, Barbosa afirmou que a Macaronésia é simultaneamente um espaço de identidade comum e de responsabilidade política, marcado por desafios estruturais como a insularidade, a fragmentação territorial, a distância dos grandes centros de decisão e a dependência de sectores económicos vulneráveis. Defendeu, por isso, a necessidade de respostas políticas diferenciadas, solidárias e assentes numa visão estratégica de longo prazo.
O Presidente da Assembleia Nacional em exercício salientou o papel das Jornadas Parlamentares Atlânticas, realizadas desde 1990, enquanto instrumento de diplomacia parlamentar e de concertação política, destinado a reforçar o diálogo, a partilha de boas práticas e a construção de uma visão comum para o espaço atlântico. Realçou, por outro lado, a importância deste fórum para a afirmação conjunta dos interesses dos arquipélagos junto da União Europeia, numa perspetiva de maior coesão territorial.
Sob o lema “Por uma agenda atlântica além da fronteira: Por uma Macaronésia competitiva e resiliente”, as Jornadas decorrem num contexto internacional marcado por profundas transformações económicas, tecnológicas, ambientais e geopolíticas. Nesse quadro, “o Atlântico foi apresentado como um eixo estratégico de cooperação, inovação e desenvolvimento sustentável”.
No seu discurso, Emanuel Barbosa reforçou a posição de Cabo Verde como parceiro estratégico da União Europeia no Atlântico Médio e destacou a Parceria Especial Cabo Verde–União Europeia como um modelo de cooperação baseado no diálogo político e em interesses convergentes. Sublinhou, igualmente, o papel das Regiões Ultraperiféricas da Macaronésia enquanto ponte natural entre a Europa e a África, bem como a importância da participação de Cabo Verde no Programa de Cooperação Territorial MAC.
O Presidente da Assembleia Nacional em exercício referiu, ainda, os principais desafios que o país enfrenta, nomeadamente a redução da pobreza, a criação de emprego digno, a diversificação económica, o reforço dos transportes inter-ilhas, a segurança alimentar e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. “Estamos conscientes de que estes desafios exigem mais cooperação, mais solidariedade e mais ambição política”, afiançou Emanuel Barbosa para, logo no final, defender a democracia, o multilateralismo e a cooperação internacional, alertando para os riscos do autoritarismo, da desinformação e da instabilidade global.