Página Inicial ›› Notícias ››DIPLOMACIA PARLAMENTAR | Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Destaca Importância da Macaronésia no plano Internacional
DIPLOMACIA PARLAMENTAR | Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Destaca Importância da Macaronésia no plano Internacional
Publicado em:05.02.2026

No discurso de abertura da X edição das Jornadas Parlamentares Atlânticas, a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), Rubina Leal Vargas, destacou que a Macaronésia se afirma como uma plataforma natural de ligação entre continentes, culturas e economias, apesar dos desafios estruturais que exigem respostas articuladas, cooperativas e politicamente afirmativas.

De acordo com Rubina Leal, “a Macaronésia não é uma periferia. É um espaço estratégico, com voz própria, cuja relevância ultrapassa largamente a sua dimensão territorial”.

Rubina Leal sublinhou que o mundo ganhou uma nova centralidade geopolítica, económica e estratégica. Segundo as suas afirmações, o equilíbrio de poderes e a paz no Ocidente têm sido postos à prova. A segurança assumiu renovada importância e os desafios climáticos e ambientais tornaram-se cada vez mais urgentes, sustenta.

Na sua visão, é fundamental reafirmar a centralidade do Atlântico, reconhecer o papel estruturante das regiões insulares e ultraperiféricas no contexto europeu e internacional, bem como encarar a diversidade territorial como uma riqueza e não como um obstáculo.

A presidente da ALRAM defendeu ainda que o reconhecimento destas regiões deve traduzir-se em políticas públicas ajustadas, instrumentos financeiros adequados e numa aplicação ambiciosa do artigo 349.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.

Rubina Leal realçou que a X edição das Jornadas Parlamentares Atlânticas, iniciada hoje, sob o lema “Por uma Agenda Atlântica além da Fronteira: para uma Macaronésia Competitiva e Resiliente”, visa aprofundar a cooperação atlântica, reconhecendo pontos comuns resultantes da insularidade, da exposição a choques externos e da necessidade de diversificação das economias num contexto global cada vez mais competitivo.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.