Página Inicial ›› Notícias ››DIPLOMACIA PARLAMENTAR | Presidentes dos Parlamentos da Macaronésia Visitam Pontos Históricos de Ribeira Grande de Santiago
DIPLOMACIA PARLAMENTAR | Presidentes dos Parlamentos da Macaronésia Visitam Pontos Históricos de Ribeira Grande de Santiago
Publicado em:05.02.2026
Os Presidentes dos Parlamentos da Macaronésia conheceram, hoje, o município de Ribeira Grande de Santiago, no âmbito da X Jornadas Parlamentares Atlânticas. Os representantes dos parlamentos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde visitaram os monumentos e descobriram algumas curiosidades do berço da Nação cabo-verdiana.

A visita contou com a presença do Vice-Presidente do Parlamento das Canárias, Gustavo Matos, do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal Vargas e do Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde em exercício, Emanuel Barbosa. 

A visita guiada começou na Fortaleza Real de São Filipe, tendo tido a possibilidade de conhecer a história da Cidade Velha e o seu papel essencial no comércio transatlântico. Os representantes parlamentares puderam esclarecer as dúvidas sobre a história de Cabo Verde e sobre o município.

A comitiva dos Presidentes fez uma breve passagem pelo projeto de escavação arqueológica com o objetivo de compreender os meandros da iniciativa e as descobertas feitas pelos arqueólogos até o momento. 

Logo em seguida, os representantes parlamentares foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, para uma visita de cortesia. Nessa visita, conversaram sobre o poder local e os projetos na Cidade Velha.

Importa sublinhar que a visita esteve enquadrada na X jornadas Parlamentares Atlânticas que se trata de um espaço de debate e diálogo político, com vista a fortalecer os laços políticos, históricos e afetivos dos arquipélagos da Macaronésia. As jornadas têm contribuído para a criação de uma visão partilhada dos desafios das regiões insulares atlânticas e para a defesa de interesses comuns. 
 

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.