A primeira e quarta Comissão Especializada da Assembleia Nacional de Cabo Verde realizou, hoje, um encontro com os nove congressistas norte-americanos, que
iniciaram hoje uma visita a Cabo Verde, particularmente à Assembleia Nacional. Durante a reunião, os sujeitos parlamentares e os congressistas manifestaram abertura para criarem parcerias entre os dois países, no intuito de consolidar a democracia e impulsionar o crescimento do arquipélago.
A Primeira Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma de Estado e a Quarta Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades foi representada pelos deputados nacionais e pelos presidentes, tendo o encontro decorrido durante uma hora. Carmen Martins, presidente da Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma de Estado salientou que é importante falar da Democracia, visto que toda a ação humana depende dessa palavra. “Quanto melhor tivermos a noção da sua importância, mais preparados estaremos para trabalhar em prol do país”, evidenciou a deputada nacional, agradecendo a visita e a abertura que os congressistas mostraram para com o Parlamento cabo-verdiano.
Por outro lado, Francisco Pereira, presidente da Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades, afirmou que a visita testemunha a boa relação mantida entre os países, ressalvando que é importante debater a democracia, tendo em conta que Cabo Verde é ainda um país jovem. Por último, reiterou que Cabo Verde está aberto a cooperações que tenham o objetivo de “construir um mundo melhor, seguro e de diálogo entre os países”.
Em declarações à imprensa, o Congressista Vern Buchanan avançou que a delegação está satisfeita com a visita, anunciando que dispõem de um investimento de 400 milhões de dólares e novos empregos para ajudar o país. O representante da Delegação elogiou a visão e a liderança do arquipélago e enalteceu a posição estratégica que o país ocupa. Destacou que durante o encontro com o Presidente da República Interino, Austelino Correia, abordaram temas que envolvem a saúde, o negócio, o investimento estrangeiro e a segurança, delineando as possíveis e novas áreas para parceria. “Apreendemos um com o outro nesta visita. Queremos que esta parceria atinja o mais alto patamar e ajude a democracia, especialmente quando vemos que a democracia está sobre ataques constantes”, asseverou o congressista.
Por seu turno, o congressista Dan Kildee sublinhou que tem desfrutado da possibilidade de conhecer a Casa da Democracia cabo-verdiana, frisando que toda a democracia é imperfeita e que precisa de aperfeiçoamento. Para o congressista, esta visita é um momento de partilha de conhecimento para a prosperidade e alegria de todos os cidadãos. “A melhor forma de melhorar a Democracia é assegurar que os países estejam mais próximos”, defendeu Dan Kildee, destacando que a posição geográfica estratégica de Cabo Verde pode ajudar o país a desempenhar um papel relevante no continente africano. Concluiu dizendo que os Estados Unidos querem estar ligados ao arquipélago para apoiar o seu desenvolvimento.
Depois dos discursos de apresentação e Boas Vindas, os nove congressistas e as Comissões Especializadas falaram sobre a possibilidade de criar um Grupo de Amizade entre os dois países, o apoio à democracia no continente – tendo em conta a CEDEAO e os PALOP –, e as áreas de parceria entre o Congresso dos EUA e a ANCV.
De salientar que a 1ª e 4ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional foi representada pelos deputados Clara Andrade, Dora Pires, Aniceto Barbosa, Manuel Moura, Rosa Rocha, Carla Lima, Jaime Monteiro e Mircéa Delgado. Por outro lado, a comissão dos congressistas norte-americanos foi representada por Vern Buchanan, Barbara Lee, Gwen Moore, Darin LaHood, Neal Dunn, Kevin Hem, Dan Kildee, Anna Paulina Luna e Mike Kelly.