Página Inicial ›› Notícias ››VOTO DE PESAR | Assembleia Nacional aprova Voto de Pesar pelo Falecimento de Ubaldo Lopes
VOTO DE PESAR | Assembleia Nacional aprova Voto de Pesar pelo Falecimento de Ubaldo Lopes
Publicado em:08.01.2026
I SESSÃO DE JANEIRO

A Assembleia Nacional aprovou, por consenso, um voto de pesar pelo falecimento de Ubaldo Lopes, antiga figura da vida política, jurídica, educativa e social de Cabo Verde, com particular destaque para as ilhas do Fogo e da Brava. O voto de pesar foi apresentado pelo Grupo Parlamentar do PAICV, e foi acolhida por todos os sujeitos parlamentares. 

Na apresentação, o deputado do PAICV Luís Pires, destacou o profissionalismo, humildade e elevado sentido de serviço à causa pública do malogrado. De acordo com o deputado, Ubaldo Lopes foi um homem discreto e pouco dado à exposição mediática, porém prestigiado, respeitado e admirado pela família, colegas e pelas populações das comunidades do Fogo e da Brava.

De acordo com Luís Pires, o malogrado ficou “reconhecido pelo seu profissionalismo, ética e sentido de responsabilidade”, exercendo uma advocacia voltada às causas sociais e resolvendo os casos das pessoas mais vulneráveis. Ubaldo Lopes lecionou em diferentes estabelecimentos de ensino, foi membro fundador da União de São Lourenço, jogador de futebol e colaborador da Associação Regional de Futebol do Fogo.

Durante a sessão plenária, diversos deputados usaram da palavra para enaltecer a dimensão humana, cívica e profissional do Ubaldo Lopes, sublinhando o seu compromisso com o desenvolvimento local, a justiça social e a defesa das comunidades. 

O deputado Filipe Santos reconheceu o percurso de Ubaldo Lopes pelas áreas da advocacia, ensino e cultura, pontuando, que este foi um servidor público exemplar e um grande cabo-verdiano, que marcou todos com o seu saber, humildade, serenidade e capacidade de estimular o raciocínio e a compreensão em quem ensinava. Por fim, o deputado do MpD frisou que a vida de Ubaldo Lopes foi um verdadeiro testemunho de entrega, dedicação e amor pelo seu povo. “Ubaldo Lopes parte, mas deixa-nos um legado imenso na ética, no serviço do amor pela justiça e compromisso com a verdade”, conclui.

Por sua vez, Dora Pires, deputada da UCID, reconheceu que o falecido deixou marcas que devem ser seguidas para ser um bom ser humano e um bom profissional. A UCID manifestou a sua solidariedade, pedindo conforto para todos os familiares e amigos.

Do mesmo modo, o Governo associou-se igualmente ao voto de pesar, reconhecendo a perda de uma figura incontornável da Ilha do Fogo e uma referência nacional.

Natural da freguesia de São Lourenço, concelho de São Filipe, Ilha do Fogo, Ubaldo Lopes nasceu no dia 21 de maio de 1953. Licenciado em Direito em 1988, com mestrado em Ciências Jurídicas e formado no Centro de Estudos Judiciários em Portugal, Ubaldo Lopes deu contributos na política, na advocacia, na educação e no desporto.

Ubaldo Lopes Faleceu vítima de doença prolongada, nos Estados Unidos da América, onde se encontrava sob tratamento médico.


© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.