TRABALHOS PARLAMENTARES
O Ministro da Promoção do Investimento e do Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, assegurou, na reunião com a 3ª Comissão Especializada de Economia, Ambiente e Ordenamento do Território, que o Governo pretende beneficiar dois mil projetos de empreendedorismo. O governante sublinhou que o Ministério vai apostar no turismo e na construção civil no próximo ano.
Eurico Monteiro informou que, com base nos resultados nacionais obtidos nos últimos anos, o Governo ambiciona beneficiar 11 mil cabo-verdianos com formação profissional, dois mil cidadãos com estágios profissionais e dois mil projetos de empreendedorismo. O Ministro destacou que o Executivo deseja afinar as relações com as empresas e prevê uma série de incentivos para a contratação de colaboradores a mais em 250 corporações. Argumentou ainda que a Administração Pública deve mudar de atitude, enfatizando a importância de dar respostas rápidas, mesmo que negativas, e simplificar e digitalizar processos.
Sobre a formação jovem, Eurico Monteiro sustentou que a divulgação da oferta formativa é essencial para garantir mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Citando dados do Observatório, afirmou que 28% dos jovens com formação manifestam pouco interesse na emigração, destacando a necessidade de alinhar as necessidades das empresas com as formações profissionais.
O Ministro também destacou o crescimento do setor hoteleiro em várias ilhas, como Sal, São Vicente, Santiago, Santo Antão, São Nicolau e Boa Vista, ressaltando a importância de qualificar a mão de obra que vai atuar nestas unidades. Para isso, anunciou programas de expansão dos Centros de Formação Profissional e de Centros de Excelência, incluindo a abertura de um pólo da Escola de Hotelaria e Turismo em São Vicente e a inauguração de um Centro de Formação em Porto Novo, com unidade dedicada ao setor hoteleiro.
Os deputados questionaram sobre a qualificação técnica, estudo de impacto das formações, novas áreas de formação profissional e financiamento de médias e pequenas empresas, reconhecendo a formação profissional para jovens como uma alavanca para o desenvolvimento nacional.