TRABALHOS PARLAMENTARES
Durante a apresentação do Orçamento do Estado para o desporto, o ministro da Juventude e do Desporto, Carlos Monteiro, afirmou que as necessidades do desporto nacional “vão muito além dos números inscritos” no documento orçamental, defendendo um debate parlamentar mais profundo sobre soluções estruturantes para a área.
O ministro destacou que, embora o orçamento preveja 102 mil contos para o setor desportivo – a maior verba inscrita no Orçamento de Estado a nível da infraestrutura desportiva –, o montante continua “muito aquém das reais necessidades” do país. Nesta linha, admitiu que o investimento nas infraestruturas desportivas “vale muito mais além do que inscrito no Orçamento de Estado”, sendo necessário aplicar outros instrumentos e modelos de financiamento.
De acordo com Carlos Monteiro, vai ser lançado um concurso para a criação do primeiro laboratório de Fisiologia de Treino e Alta Performance em Cabo Verde, permitindo qualificar o treino desportivo, prevenir lesões, apoiar atletas de alta competição, formar recursos humanos especializados e integrar Cabo Verde num circuito internacional de análise e testes de performance de atletas profissionais, oferecendo serviços à região africana.
Outra área destacada por Carlos Monteiro é a necessidade de investir nos desportos náuticos, que têm exigido muitos recursos. O ministro frisou que o governo continuará a investir em programas de formação, participação cívica e apoio financeiro a associações juvenis, com várias iniciativas sociais para desenvolver as diferentes áreas desportivas.