O Grupo de Amizade de Cabo Verde-China reuniu, no dia 08, com o novo Embaixador da China, Zhang Yang. O encontro teve o propósito de dialogar com o representante diplomático sobre a parceria entre o grupo de amizade e o país, e igualmente discutir sobre novos projetos e ações de cooperação.
O vice-presidente da Assembleia Nacional, Emanuel Barbosa, considerou que o encontro é pertinente para estreitar as relações de amizade entre os dois países, na medida em que a China e Cabo Verde já celebram mais de 50 anos de parceria. Nas palavras do deputado, a China pode auxiliar Cabo Verde nas áreas que envolvem formação e capacitação de jovens, intercâmbio de culturas e oportunidade de investimento para empresários.
Outrossim, Emanuel Barbosa advogou que os dois países podem fomentar a diplomacia parlamentar, por meio de formações sobre o funcionamento e administração da casa parlamentar.
Os deputados membros do grupo de amizade elogiaram a dinâmica das relações bilaterais, e destacaram a necessidade de planear formações de capacitação sobre medicina tradicional chinesa para os médicos cabo-verdianos. Os deputados sugeriram a remodelação da Sala China do Palácio da Assembleia Nacional, para transformar o espaço num ambiente mais moderno.
Por seu turno, o Embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, mostrou total abertura para cooperar nas áreas da saúde e agricultura em Cabo Verde, visando auxiliar o crescimento sustentável de Cabo Verde. O novo Embaixador da China em Cabo Verde espera que as parcerias dignifiquem os países.
O Grupo de amizade China- Cabo Verde é composto pelos deputados Emanuel Barbosa, Eva Ortet, Alcides Pina, Elizabete Évora, Dora Pires, Josina Freitas e Vanuza Barbosa. A China e Cabo Verde mantém uma relação de amizade de 50 anos, sendo que este país asiático é considerado como um dos parceiros estratégicos do país, responsável pelas construções e remodelações de espaços emblemáticos em Cabo Verde.
Os Grupos Parlamentares de Amizade são organismos da Assembleia Nacional, criados para promover o diálogo e a cooperação entre os parlamentos e as organizações plurinacionais de países amigos. Os grupos de amizade têm o objetivo de intensificar as comunicações entre os Estados, mediante o intercâmbio de conhecimento e experiências, a divulgação de interesses comuns, a reflexão acerca de problemas globais e a articulação de posições em organismos internacionais de natureza interparlamentar.