O Vice-Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde (ANCV), Emanuel Barbosa, recebeu, hoje, a visita do novo Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Zhang Yang, com o intuito de dialogar sobre a parceria entre os dois Estados e mapear novas áreas de cooperação. A reunião teve, igualmente, o propósito de discutir e apresentar o projeto da conferência sobre a relação de amizade entre a China e Cabo Verde, proposta pela Embaixada da China em Cabo Verde.
O novo Embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, reiterou que Cabo Verde e a China celebram mais de vinte e nove anos de cooperação mútua e amizade, caracterizada por apoios na edificação de infraestruturas e por um contínuo intercâmbio entre os povos. No decurso do encontro, Zhang Yang propôs a organização de uma conferência com o objetivo de analisar as conquistas alcançadas no âmbito das relações bilaterais e de identificar novas possibilidades de parceria com instituições cabo-verdianas, em particular com o Parlamento nacional. A conferência, segundo o Embaixador, seria também uma ocasião propícia para a partilha da visão comum dos dois países, por meio de discursos e exibição de produções cinematográficas.
O Vice-Presidente da ANCV, Emanuel Barbosa, manifestou plena abertura para participar nesse encontro e reiterou o compromisso de estreitar os laços de amizade entre a China e Cabo Verde. Na ocasião, reconheceu o trabalho e o dinamismo do Grupo de Amizade China–Cabo Verde, sublinhando que a Assembleia Nacional permanece inteiramente disponível para prosseguir com esta relação de cooperação.
O Vice-Presidente da Assembleia Nacional congratulou-se com o relacionamento construído entre os dois Estados e salientou que esta amizade tem gerado resultados tangíveis, nomeadamente nos domínios da saúde, das infraestruturas e da cooperação interparlamentar. “A cooperação interparlamentar deve ser aprofundada com uma aposta na formação dos deputados e dos funcionários parlamentares, e na troca de experiências. Acredito que temos muitas áreas em que podemos criar parcerias”, advogou.
Cumpre ainda salientar que o Palácio da Assembleia Nacional foi recentemente remodelado com o apoio da República Popular da China, constituindo-se numa das marcas que simboliza a profundidade da relação de amizade entre os dois países.