Página Inicial ›› Notícias ››PLENÁRIO | Assembleia Nacional Prepara Sessão Solene Relativa aos 50 Anos da Independência de Cabo Verde
PLENÁRIO | Assembleia Nacional Prepara Sessão Solene Relativa aos 50 Anos da Independência de Cabo Verde
Publicado em:03.07.2025
A Assembleia Nacional de Cabo Verde vai realizar no próximo sábado, 05 de julho de 2025, uma Sessão Solene comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional, marco histórico de grande relevância para o país e para todos os cabo-verdianos.

A Sessão terá lugar no Salão Nobre da Assembleia Nacional, com início às 10h00, e será presidida por sua excelência o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Tavares Correia. Importa salientar que ela contará com a presença altas entidades nacionais e internacionais, representantes dos órgãos de soberania, convidados estrangeiros e demais personalidades da sociedade civil.

Como reconhecido no Preâmbulo da Constituição da República de Cabo Verde, “a proclamação da Independência Nacional constituiu-se num dos momentos mais altos da História da Nação Cabo-verdiana. Fator de identidade e revitalização da nossa condição de povo, sujeito às mesmas vicissitudes do destino, mas comungando da tenaz esperança de criar nestas ilhas as condições de uma existência digna para todos os seus filhos, a Independência permitiu ainda que Cabo Verde passasse a membro de pleno direito da comunidade internacional” (CRCV/92).

Assim, congrega larga comunhão de entendimentos na sociedade cabo-verdiana que o dia 5 de julho de 1975 assinala um dos momentos mais significativos da história de Cabo Verde: a conquista da independência nacional. Esta data histórica celebra o fim de cerca de cinco séculos de dominação colonial portuguesa e marca o início de uma nova era, em que o povo cabo-verdiano passou a conduzir livremente os destinos da sua nação, afirmando-se como um Estado soberano, independente e com identidade própria.

Após 50 anos de independência de Cabo Verde, esta data representa o culminar de um longo processo de luta e resistência, associados ao compromisso de guiar o povo rumo à autodeterminação e à construção de um Estado soberano. Além das liberdades individuais a independência permitiu lançar as bases para a criação de uma Constituição própria, organizar e orientar por meio de instituições democráticas, permitindo que Cabo Verde adotasse e integração na comunidade internacional como povo forte e resiliente. 

Além disso, permitiu afirmar os valores da liberdade, da justiça social e da dignidade humana, tonando-se no ponto de partida para a consolidação de uma identidade cultural e nacional, bem como o reforço do Estado de Direito e Democrático.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.