I SESSÃO ORDINÁRIA DE ABRIL
A I Sessão Ordinária do Mês de Abril iniciou-se com um debate com o Ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, centrado no andamento das obras estruturantes em diversos sectores do país. O Líder Parlamentar do PAICV, Rui Semedo, afirmou que subsistem ainda portos de pesca por construir, bem como outros que necessitam de ser deslocados, como é o caso do Porto da Praia, de modo a descongestionar aquele terminal e garantir melhores condições para as atividades pesqueiras e para as indústrias de transformação ligadas à pesca.
Durante a sua intervenção, Rui Semedo sublinhou igualmente a premente necessidade de construir pistas para determinados aeroportos, assim como de modernizar os respetivos serviços. No que respeita às comunidades mais remotas, o deputado reconheceu a importância crucial da construção de vias de acesso, advertindo que algumas “comunidades estão a ficar isoladas e fora do processo de desenvolvimento económico”. Nesse sentido, defendeu que tais estradas devem ser edificadas com vista a potenciar o desenvolvimento económico local, sobretudo nos sectores primários e no turismo.
O parlamentar identificou ainda outras áreas que carecem de intervenção urgente, designadamente as infraestruturas ligadas à saúde, à educação, à habitação e ao saneamento, com especial destaque para as redes de esgotos, que se revelam insuficientes e frequentemente afetadas por ruturas.
Por sua vez, o deputado do MpD, Orlando Dias, felicitou o trabalho realizado por todos os titulares de cargos governativos ao longo dos sucessivos Executivos do país, enaltecendo a importância estratégica do sector das infraestruturas no processo de desenvolvimento nacional. “O mais importante é projetar o futuro, e acredito que há obras que precisamos fazer na próxima década porque são estruturantes”, afirmou.
Orlando Dias elencou, entre as obras prioritárias, a estrada Calheta – Tarrafal, já em curso, a autoestrada Praia – Tarrafal, a construção do hospital de referência nacional, bem como de uma unidade hospitalar no leste da ilha de Santiago, destinada a servir os concelhos de Santa Cruz, Calheta e São Lourenço dos Órgãos.
O deputado referiu, ainda, a
necessidade de garantir um acesso mais amplo à água, nomeadamente através da
dessalinização, assim como a construção de aeroportos internacionais nas ilhas
do Fogo e do Maio. Destacou, por fim, a melhoria das condições habitacionais,
permitindo às famílias reparar, adquirir ou edificar as suas habitações.