O deputado Samuel Varela salientou, hoje, que a ilha da Brava possui um futuro promissor, impulsionado pelos projetos em curso, nomeadamente os destinados à mobilização de água, à construção de uma estrada e à edificação do novo centro de saúde. Esta declaração integrou o Período de Questões Gerais, no segundo dia da Sessão Ordinária.
Antes de iniciar o seu discurso, Samuel Varela expressou a sua solidariedade para com os empresários que perderam bens no incêndio ocorrido no centro comercial de Nova Sintra, na ilha da Brava. O deputado apelou às autoridades competentes para que prestem o devido apoio a estes operadores, permitindo-lhes retomar as suas atividades.
O parlamentar da ilha da Brava explicou que o seu discurso visava analisar o desenvolvimento da ilha e reivindicar a concretização dos projetos prometidos para o seu concelho. O primeiro projeto mencionado por Varela foi a construção da estação dessalinizadora de água da Brava, cujo propósito é resolver o problema crónico de abastecimento de água.
Em nome da população bravense, Samuel Varela expressou o seu agradecimento ao Governo e à cooperação luxemburguesa pelo referido projeto, que, nas suas palavras, "impulsionará o desenvolvimento e melhorará a qualidade de vida dos munícipes". “Este projeto representa uma solução para a escassez hídrica e constitui um passo decisivo para o desenvolvimento sustentável da ilha”, afirmou o deputado, que revelou que a iniciativa será capaz de mobilizar mais de mil metros cúbicos de água por dia, o dobro da quantidade atualmente fornecida.
“Outra obra aguardada com grande expectativa pelos bravenses é a construção do novo centro de saúde, cujo custo está estimado em mais de 200 mil contos”, afirmou Varela, acrescentando que este projeto do Governo irá revolucionar o sistema de saúde da ilha e melhorar significativamente os serviços prestados aos seus habitantes. De acordo com o deputado, a ilha contará com instalações modernas, novos equipamentos e programas de capacitação para os profissionais de saúde.
O deputado enalteceu, ainda, o esforço do Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, na busca por soluções para as necessidades da ilha da Brava. Samuel Varela solicitou que o Governo dê início à construção da estrada que ligará Fajã de Água a Esperadinha, com o intuito de potenciar a localidade e valorizar a zona balnear e costeira.