A Assembleia Nacional de Cabo Verde recebeu, hoje, a visita de 54 estudantes da Escola de Ribeirão Manuel para consolidar os conhecimentos sobre a casa parlamentar, os deputados e o presidente. Os alunos e as professoras que acompanharam a visita foram recebidos pelo Presidente da República Interino, Austelino Correia, e pelos deputados da Assembleia Nacional.
Os 54 alunos do 3º ao 4º ano de escolaridade vieram acompanhados por seis professoras, de entre elas a coordenadora da escola. A escola pôde conhecer o Salão Nobre Abílio Duarte e a Galeria da ANCV, no qual assistiram ao último dia da Sessão Ordinária de fevereiro.
No Salão Nobre Abílio Duarte, as técnicas parlamentares partilharam informações sobre o papel dos deputados e do Presidente da ANCV, a função da casa parlamentar, o número de eleitos parlamentares e os debates. Foi explicado, ainda, que a Assembleia Nacional tem a função de criar, debater e aprovar leis, bem como, o de fiscalizar os atos do Governo.
Em conversa com os estudantes, o Presidente da República Interino, Austelino Correia, sublinhou que a ANCV é um órgão de soberania importante para Cabo Verde, sendo uma das instituições mais democráticas e plurais da nação. “A Assembleia Nacional de Cabo Verde é o segundo órgão da soberania que é constituído por deputados eleitos para representar o povo. Sem a ANCV Cabo Verde não funcionaria”, asseverou, pontuando que a casa parlamentar é importante para o avanço da nação.
Austelino Correia mostrou-se satisfeito pela visita da escola onde foi professor do quarto ano, e aproveitou para encorajar os alunos a estudar e cultivar valores como o respeito e a obediência.
A coordenadora da escola, Natalina Martins ressalvou que os alunos têm demonstrado grande interesse pela política durante as aulas e que a escola tem trabalhado temas ligados à política na produção de textos. “Queremos que os alunos saiam esclarecidos sobre a funcionalidade da Assembleia Nacional e dos deputados, e assistam os debates para compreender os conteúdos”, realçou a professora, acrescentando que a política deve ser ensinada de acordo com o nível etário de cada criança e deve estar acompanhada de aulas práticas.
Os estudantes Edilson Borges e Alessandra Monteiro gostaram da visita à casa parlamentar e saíram satisfeitos com os conhecimentos apreendidos. Em entrevista, os estudantes sublinharam que assistir à Sessão Ordinária e conversar com o Presidente da República Interino foram momentos marcantes da visita.