I SESSÃO ORDINÁRIA DE FEVEREIRO
O Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia apresentou, na sessão ordinária, um voto de pesar pelo falecimento de António Vicente Lisboa Leite, antigo deputado da nação. A deputada Gilda Monteiro e o deputado Albertino Mota recordaram o percurso do malogrado como um homem íntegro, de princípios e autodidata, com um grande amor pela sua ilha, Santo Antão e pela cidade de Ponta de Sol.
A deputada do MpD, Gilda Monteiro descreveu António Vicente Lisboa Leite como um cidadão exemplar e um filho dedicado às áreas do desporto, da cultura, da política, da intervenção social e da consolidação democrática. No que toca à política, António Vicente Leite foi militante do MpD na V Legislatura, no qual ‘exerceu o mandato com firmeza de princípios, sentido de responsabilidade e compromisso com a liberdade e o pluralismo’. Além da política, o antigo deputado foi atleta, treinador e dirigente do Solpontense Futebol Clube, tendo utilizado os seus conhecimentos no futebol para promover a educação, a inclusão social e a cidadania nos mais jovens.
O seu altruísmo não passou despercebido, tendo a deputada sublinhado o contributo do malogrado para o acesso à educação a famílias vulneráveis. Nas palavras da deputada, António Vicente Leite “empenhou-se pessoalmente na regularização de processos e acompanhamento de famílias vulneráveis. Hoje, há gerações formadas que são o testemunho vivo desse legado silencioso e transformador”.
Gilda Monteiro ressalvou que Ponta de Sol perdeu um homem de cultura, desportista, investigador autodidata, guia, contador de histórias, cidadão digno e de carácter. A deputada finalizou o voto de pesar endereçando condolências aos familiares, amigos e companheiros de partido, e desejou um descanso de paz ao malogrado.
Por sua vez, o deputado do PAICV, Albertino Mota salientou que o falecido foi uma personalidade marcante para Ponta do Sol e Cabo Verde. Realçou, ainda, que António Vicente Leite era um desportista e historiador que cativava pelo seu amor pela história e a política cabo-verdiana.
“Um homem íntegro de firme princípios, um sonhador que contagiava o ambiente em que se encontrava com a sua eloquência e na comunicação das suas ideias”, afirmou. Albertino Mota frisou que o legado do falecido permanece vivo e inspira os cabo-verdianos a amar a cultura da nação.
Com a conclusão do período dedicado ao voto de pesar, os parlamentares observaram um minuto de silêncio em memória de António Vicente Leite.
António Vicente Lisboa Leite faleceu no dia 28 de janeiro, aos 74 anos na ilha de Santo Antão. Ao longo da sua vida, o malogrado exerceu as funções de desportista, deputado, treinador e vereador do Desporto.