Página Inicial ›› Notícias ››Presidente da Assembleia Nacional apadrinha Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica
Presidente da Assembleia Nacional apadrinha Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica
Publicado em:04.05.2026

O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia, presidiu à abertura da Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no Liceu Amílcar Cabral em Assomada, assumindo o papel de padrinho do evento, numa cerimónia marcada por apelos à valorização da formação ética e espiritual dos jovens.

Na sua intervenção, Austelino Correia sublinhou que a sua presença simboliza o compromisso da Assembleia Nacional com iniciativas que promovem o bem comum e reforçam os valores fundamentais da sociedade. Destacou ainda o papel da educação moral e religiosa na formação integral da pessoa humana, num contexto de Estado de direito democrático que garante a liberdade de consciência, de crença e de educação.

O Presidente da Assembleia Nacional enfatizou que a educação não deve limitar-se à dimensão técnica ou académica, mas deve também contribuir para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a dignidade humana e o bem coletivo. Afirmou que, “a Assembleia Nacional de Cabo Verde alinha-se com uma premissa de educação que acompanha a densificação de valores que, para além de formar quadros, forma pessoas que sabem ocupar o seu lugar ético no seio da sociedade”.

Sob o lema “Cuidar da vida, transformar o mundo”, a iniciativa foi apresentada como um espaço de reflexão e aprendizagem, especialmente dirigido à juventude, incentivando-a a assumir um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, solidária e ética. Austelino Correia reforçou que o lema escolhido deve impulsionar a sociedade a transformar-se, promovendo uma maior consistência ecológica, o fortalecimento da consciência ética e do cuidado com o outro, bem como o reforço da responsabilidade individual e coletiva.

No seu discurso de abertura, Austelino Correia enalteceu que Cristo é a “bússola” que guia cada pessoa, exemplo de amor, compaixão e justiça, sublinhando que a verdadeira grandeza reside em servir o próximo, amar incondicionalmente e lutar pelo que é justo. Encorajou ainda os jovens a seguirem os ensinamentos de Cristo, como forma de construir valores sólidos capazes de orientar decisões, superar dificuldades e inspirar mudanças positivas na sociedade.

Dirigindo-se aos estudantes presentes na cerimónia de abertura da semana de EMRC, o Presidente da Assembleia Nacional destacou a importância de valores como o respeito, a empatia e a responsabilidade, apontando-os como fundamentais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Destacou ainda, que a educação moral e religiosa constitui uma base essencial para a formação de líderes íntegros e cidadãos participativos.

A cerimónia ficou também marcada pelo reconhecimento do contributo de professores e promotores da Educação Moral e Religiosa Católica, com destaque para o trabalho desenvolvido na promoção de valores éticos na sociedade cabo-verdiana.

No final da sua intervenção, o Presidente declarou oficialmente aberta a Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica, desejando que o evento contribua para o fortalecimento da fé, dos valores e do compromisso cívico dos participantes.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.