Página Inicial ›› Notícias ››X Jornadas Parlamentares Atlânticas | Parlamentares da Macaronésia visitam Boa Entrada e defendem cooperação reforçada face a desafios climáticos e sociais
X Jornadas Parlamentares Atlânticas | Parlamentares da Macaronésia visitam Boa Entrada e defendem cooperação reforçada face a desafios climáticos e sociais
Publicado em:06.02.2026
Esta visita conjunta, que começou na zona de Boa Entrada em Santa Catarina de Santiago, passando por Tarrafal e Santa Cruz, teve como objetivo dar a conhecer, no terreno, a realidade dos concelhos afetados por fenómenos extremos, como as chuvas torrenciais do ano passado. A visita evidenciou, do ponto de vista dos parlamentares, dificuldades comuns e a necessidade de respostas articuladas.

Os parlamentares de Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias defenderam o reforço da cooperação no espaço da Macaronésia, com foco na mitigação das alterações climáticas, no apoio às populações afetadas por fenómenos extremos e na proteção da agricultura, durante uma visita realizada hoje à localidade de Boa Entrada, no concelho de Santa Catarina de Santiago.

O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde em exercício, Emanuel Barbosa, disse que os impactos das chuvas torrenciais afetaram sobretudo agricultores e criadores.

Perante os desafios das mudanças climáticas, afirmou Barbosa que o papel dos parlamentos vai além da atividade legislativa e da fiscalização governamental, passando também por contribuir ativamente para a resolução dos problemas concretos das populações.

Já a presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal Vargas, salientou que os arquipélagos da Macaronésia partilham características comuns, nomeadamente a exposição a intempéries e desastres naturais, o que exige uma preparação adequada para responder a situações de emergência.

Segundo Vargas, essa preparação passa por intervenções concretas ao nível da requalificação, da reconstrução e do apoio à agricultura, sublinhando que se trata de uma atividade essencial para a subsistência das populações. Rubina Vargas realçou, ainda, a dimensão humana da visita a Boa Entrada e a importância de valores como a solidariedade, a cooperação e a empatia.

Por seu turno, o presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, considerou que esta deslocação permitiu constatar uma das áreas mais importantes de cooperação entre os arquipélagos, que é a mitigação das alterações climáticas.

O vice-presidente do Parlamento das Canárias, Gustavo Matos, sublinhou as semelhanças paisagísticas, humanas e económicas entre Cabo Verde e as Canárias, apontando as dificuldades comuns no setor agrícola e ressaltando a importância da partilha de experiências num contexto historicamente marcado por adversidades.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.