Os eleitos parlamentares questionaram, hoje, o Governo sobre a situação atual do Sector Agrícola em Cabo Verde no segundo dia da II Sessão Ordinária. O tema da Interpelação foi proposto pelo Grupo Parlamentar do PAICV, com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o setor agrícola nacional.
O setor agrícola mereceu todo o foco na reunião parlamentar. Os deputados dos três partidos com assento parlamentar interpelaram o governante que tutela a pasta da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva sobre os investimentos, as políticas públicas e as inquietações dos agricultores cabo-verdianos.
Os parlamentares reconheceram que a agricultura é uma atividade económica vital para Cabo Verde e destacaram que o setor agrícola precisa ser impulsionado para que o mercado nacional conte com mais produtos ‘made in Cabo Verde’. De igual modo, os deputados nacionais desejaram um sector agrícola moderno, resiliente e capaz de gerar riqueza.
Com base na análise do panorama agrícola nacional, os deputados nacionais debateram temas como a conservação, o acesso à água, o celeiro, a produção nacional, o êxito rural, o escoamento dos produtos, os furos hidroagrícolas, o desassoreamento das barragens, as pragas e os centros de tratamento pós-colheita. Os sujeitos parlamentares avaliaram, ainda, os investimentos realizados na agricultura ao longo dos anos e sublinharam os impactos destas ações no desenvolvimento do setor.