Página Inicial ›› Notícias ››VOTO DE PESAR | Deputados Nacionais Manifestam Consternação pela Morte de José Filomeno de Carvalho e Recordam Legado do Malogrado
VOTO DE PESAR | Deputados Nacionais Manifestam Consternação pela Morte de José Filomeno de Carvalho e Recordam Legado do Malogrado
Publicado em:19.12.2025
Os deputados nacionais apresentaram o voto de pesar pelo passamento físico de José Filomeno de Carvalho. O plenário prestou uma singela homenagem ao antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, tendo reconhecido José Filomeno como um grande Estadista, diplomata e exemplo de político. O voto de pesar foi apresentado pelo deputado Paulo Veiga. 

O deputado do MpD, Paulo Veiga descreveu o malogrado como ‘estadista, amigo, discreto, inteligente e fiel’. Na intervenção, o parlamentar sublinhou que “foi um daqueles raros servidores públicos que carregavam o país nos ombros sem pedir palco. Exerceu todas as funções que a vida lhe confiou com a mesma marca constante: a de quem serve porque acredita”. Nas palavras de Paulo Veiga, os deputados carregam a responsabilidade de elevar o país ao patamar dos sonhos de José Filomeno de Carvalho, e de igual modo perpetuar a memória e o legado do antigo governante. 

Por sua vez, o deputado João Batista Pereira partilhou alguns momentos que passou com o malogrado e definiu José Filomeno como um “homem de grande sagacidade, com elevada capacidade de retórica e dialética, que respeitou a todos independentemente das suas convicções políticas”. O eleito parlamentar do PAICV trouxe à memória o debate com o malogrado sobre a diplomacia cabo-verdiana e considera que a reunião plenária foi ‘difícil’ e demonstrou as habilidades de José Filomeno.  

O deputado da UCID, António Monteiro endereçou um abraço solidário aos companheiros de partido, amigos e familiares. A UCID salientou que José Filomeno foi um “exemplo a ser seguido. Este passamento físico nos ensina que estamos neste mundo de passagem e que devemos manter o compromisso com a verdade”.

José Filomeno de Carvalho Monteiro faleceu no dia oito de dezembro, vítima de doença prolongada. José Filomeno de Carvalho desempenhou os cargos de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário em importantes representações diplomáticas, Cônsul em Hong Kong, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, antigo deputado da Nação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.