I SESSÃO ORDINÁRIA DE NOVEMBRO
Os eleitos parlamentares lançaram um olhar, hoje, sobre a agricultura e analisaram os projetos e todo o investimento feito para desenvolver o setor da agricultura e do ambiente em Cabo Verde. O último dia dos trabalhos parlamentares contou com o debate com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que respondeu aos questionamentos e inquietações dos deputados nacionais.
O tema do acesso e da qualidade da água nos meios rurais gerou diversas reações no último dia dos trabalhos parlamentares. Os deputados questionaram os programas do Governo ligados ao abastecimento de água e aos projetos de instalação de dessalinizadoras nos municípios. Os parlamentares defenderam o acesso à água para promoção da agricultura e apoio aos agricultores nas suas atividades.
Outro tema ligado à água foi o das barragens e do esgoto, onde o Governo foi questionado sobre as medidas que vão tomar para o tratamento da água acumulada e dos resíduos sólidos. Os deputados lamentaram o efeito provocado pelas chuvas em localidades como Tarrafal e São Miguel, desejando força aos munícipes pela perda dos seus bens materiais.
Os parlamentares interrogaram o Ministro sobre as técnicas para potenciar a produtividade e modernização do setor agrícola e sobre a implementação de técnicas como a hidroponia, a estufa e a agricultura protegida. Outrossim, perguntaram sobre os incentivos para a promoção da reciclagem e da melhoria das condições laborais dos profissionais do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA).
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, respondeu às questões sob sua tutela e apresentou os projetos para o setor agrícola.
Os trabalhos parlamentares foram concluídos com o debate sobre agricultura, Propostas de Lei e Projetos de Resolução.