A Assembleia Nacional recebeu, hoje, a visita de 118 estudantes do 11º ano de escolaridade do Centro Educativo de Miraflores para conhecerem a casa parlamentar e entender o funcionamento deste Órgão de Soberania. Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, que falou sobre o papel legislativo da casa parlamentar.
Os estudantes iniciaram a visita guiada pelo Salão Nobre Abílio Duarte, espaço construído em 1985 e que acolhe eventos ligados à política, cultura e de cariz social. No espaço, os técnicos parlamentares explicaram que o plenário conta com três forças políticas que defendem o interesse do povo nos debates mensais. Os técnicos parlamentares responderam algumas das questões dos alunos sobre a ausência de outros partidos no plenário e sobre a frequência das reuniões parlamentares.
No Salão Nobre Abílio Duarte, os alunos conheceram o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, que sublinhou que a democracia cabo-verdiana é representativa e que o parlamento almeja estar mais próximo dos cabo-verdianos. O representante da ANCV aconselhou os estudantes a estudar e adquirir conhecimento e valores, construindo um “saber para a vida”. Austelino Correia reiterou a importância de apreender sobre a cidadania e entender que “todos os cidadãos devem respeitar as leis, porque nascemos iguais e livres com os mesmos direitos e deveres”.
A professora Matilde Teixeira destacou que a visita está enquadrada na disciplina de Política, Ética e Religião, que visa familiarizar os alunos com os conteúdos políticos e transmitir os conhecimentos sobre o funcionamento dos Órgãos de Soberania e da importância do Parlamento. A professora de Educação Moral e Religiosa advogou que a introdução à política deve ser feita antes do 12º ano de escolaridade para combater a desinformação e o pouco interesse no tema.
Por seu turno, o aluno Hernany Silva avaliou positivamente a visita e destacou que saiu mais informado e que gostou “de conhecer sobre a política do meu país, e principalmente sobre o papel legislativo da Assembleia Nacional”. O estudante do 11º ano de escolaridade revelou que tem interesse no tema da política porque o pai exerceu a função de deputado nacional e não descarta a possibilidade de seguir os passos do pai.
Outrossim, a estudante Alicia Duarte manifestou sua alegria em visitar um espaço tão conhecido e compreender melhor sobre o trabalho dos deputados e da casa parlamentar. “Foi interessante acompanhar a Sessão Parlamentar porque assisto vídeos do Parlamento na internet e na televisão”, afirmou a aluna do 11º ano de escolaridade.
As seis turmas do 11º ano de escolaridade do Centro Educativo Miraflores puderam conhecer outros espaços da ANCV, como a Sala Régie, a Cabine de som, a Biblioteca e contemplaram a exposição patente no hall da entrada da casa parlamentar.