Página Inicial ›› Notícias ››Trabalhos Parlamentares | 1ª Comissão Especializada Recolhe Informações sobre a População Prisional na Cadeia Central da Praia
Trabalhos Parlamentares | 1ª Comissão Especializada Recolhe Informações sobre a População Prisional na Cadeia Central da Praia
Publicado em:20.10.2025
A 1ª Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado esteve num encontro com o diretor da Cadeia Central da Praia, Anildo Lima. A visita da comissão está enquadrada nos preparativos para o debate sobre a Situação da Justiça, que terá lugar na última Sessão Ordinária de outubro.

O diretor da Cadeia Central da Praia, Anildo Lima, avançou que a cadeia alberga 1356 reclusos, sendo que dos presos 102 cometeram crimes sexuais, 48 são acusados de violência baseada no género e mais de 100 indivíduos recebem tratamento na unidade livre de droga. De acordo com o representante, a Cadeia da Praia não registou um caso de reincidência neste ano, o que representa um resultado positivo alcançado pelas aulas de alfabetização e a inclusão dos reclusos em atividades profissionais como a agricultura, a mecânica, o artesanato, a carpintaria e a horticultura.

Anildo Lima defendeu que a sociedade deve acolher os ex-reclusos e contribuir para a mudança de vida após o cumprimento das penas, e asseverou que a aposta na alfabetização dos presos pode ter efeitos positivos na diminuição de reincidências.

Os deputados membros da comissão parlamentar questionaram o diretor sobre diversos assuntos de interesse nacional e político, nomeadamente a supervisão dos reclusos, a posse de drogas, os aparelhos de identificação de substâncias, a reinserção dos presos na sociedade e os colaboradores da Cadeia Central. Para concluir as visitas institucionais, a comissão parlamentar visitou as obras de requalificação da cadeia e a horta, tendo conversado com alguns reclusos no decorrer da visita.

Os trabalhos parlamentares da 1ª Comissão Especializada vão ser retomados nos dias 23 e 24 de outubro, com audições a personalidades ligadas ao setor da justiça.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.