Página Inicial ›› Notícias ››Trabalhos Parlamentares | 1ª Comissão Especializada Visita Centro Orlando Pantera e Interage com Adolescentes
Trabalhos Parlamentares | 1ª Comissão Especializada Visita Centro Orlando Pantera e Interage com Adolescentes
Publicado em:20.10.2025
A 1ª Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado prosseguiu com as visitas institucionais. A comissão parlamentar visitou o Centro Socioeducativo Orlando Pantera, onde teve a oportunidade de conhecer os adolescentes e perceber o trabalho que tem sido feito pela instituição.

A comissão participou numa reunião com o diretor do Centro Orlando Pantera, Manuel Correia. O representante da instituição sublinhou que o Centro Orlando Pantera tem a missão de transmitir valores aos educandos, promover a dignidade, a disciplina, a educação e a felicidade, e criar um ambiente sadio para os menores.

Segundo o diretor, o centro tem introduzido mudanças como o aumento no número de visitas dos familiares, maior interação entre os adolescentes nos momentos de lazer, atividades recreativas e comemoração de aniversários. Para Manuel Correia, estas ações transformam o centro num espaço humanizado, que contribui para a integração dos adolescentes na sociedade e impede os conflitos entre os menores. De acordo com as informações partilhadas, o centro conta com 34 educandos com idade compreendida entre os 13 aos 18 anos, que são acompanhados por cinco agentes, duas cozinheiras, três psicólogos, um nutricionista e dois condutores.

Em entrevista à imprensa, Carmen Martins, presidente da referida Comissão, apreciou o trabalho feito pelos colaboradores do Centro, tendo destacado que "nesta visita conseguimos conviver com os adolescentes e sentimos um ambiente harmonioso. Todo o trabalho feito no Centro tem sido atento e pormenorizado para permitir que estes adolescentes voltem à sociedade". Carmen Martins espera que os adolescentes aproveitem a oportunidade para evoluir e mostrou-se tranquila e confiante na reinserção dos adolescentes do Centro Orlando Pantera.

A presidente da 1ª Comissão ressalvou que "a família não deve desistir do adolescente. Os adolescentes precisam ter a consciência de que o país, o Centro Orlando Pantera, o Governo e as instituições não vão desistir deles. Precisamos destes adolescentes na nossa sociedade".

Cumpre ainda salientar que a comissão parlamentar finalizou, hoje, as visitas institucionais e recolheu informações para o debate sobre a situação da Justiça, agendada para o final do mês de outubro.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.