I SESSÃO ORDINÁRIA DE OUTUBRO
Os eleitos parlamentares debateram, na sessão parlamentar de hoje, o ‘estado de arte’ da educação em Cabo Verde. Os deputados dos três partidos políticos com assento parlamentar participaram do debate com o Ministro Amadeu Cruz e lançaram um olhar sobre o sistema educativo cabo-verdiano e as reformas necessárias para modernizar o sector da educação.
O debate com o Ministro da Educação centrou nas reformas curriculares, necessárias para elevar o ensino cabo-verdiano aos padrões internacionais, visando impedir o abandono escolar e promover a modernização e sustentabilidade do sector. Os deputados reiteraram a urgência em continuar com as reformas curriculares, em curso e prometidas, para que as escolas cabo-verdianas integrem a criatividade, o pensamento crítico e as tecnologias no ensino.
A valorização dos professores foi um dos temas que gerou divergências dos partidos. No mês em que se comemora o Dia Mundial do Professor, os deputados frisaram o papel fundamental destes profissionais para Cabo Verde e destacaram que o docente pode auxiliar na promoção da educação inclusiva.
Quanto aos desafios, os deputados apresentaram questões como o transporte escolar, o ensino para crianças com necessidades especiais, o reforço das cantinas escolares, a reabilitação das escolas, as bolsas de estudo, os manuais de ensino, a carreira e o salário dos professores.
Os trabalhos parlamentares vão ser retomados no dia 09 de outubro.