Página Inicial ›› Notícias ››PERÍODO DE QUESTÕES GERAIS | Parlamentares Congratulam-se com Retoma da Estrada que liga Ribeirão Chiqueiro, Fontes Almeida e Trindade
PERÍODO DE QUESTÕES GERAIS | Parlamentares Congratulam-se com Retoma da Estrada que liga Ribeirão Chiqueiro, Fontes Almeida e Trindade
Publicado em:23.05.2025

II SESSÃO ORDINÁRIA DE MAIO

No dia 18 de maio, as Estradas de Cabo Verde anunciaram a retoma das obras de reabilitação e asfaltagem da estrada de Ribeirão Chiqueiro, Fontes Almeida e Trindade. No período de Questões Gerais, os eleitos parlamentares manifestaram a sua satisfação com a estrada e manifestaram a ambição de se alcançar um desenvolvimento inclusivo das localidades com este projeto.

Isa Gandira, deputada do MpD, foi a primeira parlamentar a saudar a retoma das obras e ressalvou que a população está feliz com a estrada. “O Governo liderado por Ulisses Correia e Silva tem trabalhado para desencravar localidades, aumentar a autoestima da população, melhorar as condições de vida das famílias e dinamizar a economia local”, elogiou.

Outrossim, a deputada Isa Gandira enumerou obras do Governo, nomeadamente, os projetos de desencravamento dos bairros de Lagoa Baixo, Achada Mitra, Pedra Galinha e Nora, tendo encorajado o Governo a prosseguir com estes investimentos. Para a deputada, o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva é sinónimo de ‘confiança e estabilidade’. Enquanto, a mesma afirma que a Câmara de São Domingos tem feito poucos projetos para o município. “Várias escavações arqueológicas tem dado pistas e vestígios que o povoamento das ilhas começa pela freguesia de Nossa Senhora da Luz, que passou por longos e penosos 15 anos de governação sem um sinal de investimento”, detalhou. Isa Gandira salientou, ainda, que o montante atribuído pelo Fundo de Financiamento Municipal duplicou-se nos últimos anos, tendo passado de 106 mil contos para 203 mil contos e questiona o destino que a Câmara de São Domingos tem dado a esse dinheiro.

Para finalizar, a supracitada parlamentar lamentou o caso do idoso que perdeu os seus bens e pertences depois de um incêndio ter deflagrado na sua casa. Também mostrou-se preocupada com os jovens de São Domingos que diz continuarem a aguardar o campo prometido pela edilidade.

Na sequência da declaração, Manuel Brito pronunciou-se sobre o trabalho da Câmara de São Domingos e refutou a falta de projetos. “A governação do MpD deixou São Domingos com uma dívida de 231 milhões de escudos e fez um empréstimo na banca de 100 milhões de escudos para aquisição de terreno e não pagou ao banco”, revelou.

O deputado supracitado denunciou outras atividades do Governo suportado pelo MpD, tendo afirmado que um lote de terreno foi vendido para mais de três pessoas, a estrada de Nora não teve o investimento prometido e o MpD deixou a Câmara a pagar o centro comunitário.  “Em novembro de 2024 iniciaram as obras em Fontes Almeida e quando perderam as eleições tiraram as máquinas e deixaram a população a ver terra”, evidenciou.

Outra questão é o facto de o deputado Manuel Brito ter felicitado a retoma das obras de reabilitação e asfaltagem da estrada de Ribeirão Chiqueiro, Fontes Almeida e Trindade e, outrossim, assegurou que vai continuar a defender os interesses do município.

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.