Os
parlamentares do círculo eleitoral de Santiago Norte reconheceram, no debate
parlamentar de hoje, que Santa Cruz tem sofrido de falta de segurança, o que
tem gerado um medo generalizado e temor em andar pelas ruas à noite. Os
deputados defenderam a necessidade de contratação de novos efetivos da polícia
e a aposta na educação para combater a insegurança na localidade.
O primeiro deputado a mencionar o tema foi Carlos Rodrigues, do PAICV, que recordou aos sujeitos parlamentares que o Programa do Governo prometeu um Cabo Verde mais seguro e uma justiça efetiva. “Prometeram que a segurança seria o pilar estruturante do desenvolvimento. Nas últimas semanas temos assistido, em Santa Cruz, momentos de terror e a população com medo”, sentenciou Carlos Rodrigues, eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, no seu discurso.
Para o supracitado deputado, esta situação é agravada pela falta de condições nas esquadras policiais do município, acrescentando que Santa Cruz conta com apenas um carro que tem ‘idade avançada’ e que não consegue responder às solicitações de uma população de 25 mil habitantes. Segundo as informações partilhadas por Carlos Rodrigues, três carros da polícia estragaram, levando as autoridades policiais a “fazer um grande esforço para garantir a segurança”. O deputado eleito pelo círculo de Santiago Norte instou ao Governo que tenha intervenção robusta no município, tomando as medidas adequadas para garantir a segurança do evento “Tudu Kriansa Kanta” que vai acontecer na próxima semana.
Carmen Martins, também eleita pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, por sua vez, relembrou que, no passado, as pessoas podiam sair à noite e deixar as suas casas de portas abertas. Entretanto, reconheceu que “a segurança que nós tínhamos no passado já não existe mais. Todos têm uma quota de responsabilidade no momento que estamos a viver”, sublinhou.
Carmen Martins, deputada do MpD, sublinhou, ainda, que o Governo, a família e os jovens devem assumir as suas responsabilidades e apostar na educação das crianças e na transmissão de valores para a prevenção e combate à criminalidade. “No período de Perguntas dos Deputados ao Governo, o Ministro da Administração Interna assegurou que Santa Cruz vai ter melhores condições e mais efetivos da polícia”. Outrossim, acrescentou que o reforço da educação é o caminho para a segurança numa democracia.