Página Inicial ›› Notícias ››DECLARAÇÃO POLÍTICA | PAICV Define Cidade da Praia como Berço da Resistência e Destaca Desenvolvimento Harmonioso do Município
DECLARAÇÃO POLÍTICA | PAICV Define Cidade da Praia como Berço da Resistência e Destaca Desenvolvimento Harmonioso do Município
Publicado em:22.05.2025

II SESSÃO ORDINÁRIA DE MAIO 

A 19 de maio, a cidade da Praia comemorou os 49 anos de município, uma data que marca a manifestação de um grupo de jovens contra as opressões do regime colonial, que ocorreu no ano de 1974. Os eleitos parlamentares fizeram, hoje, uma análise da trajetória da capital do país, abordando os desafios e as conquistas da Cidade da Praia.

Numa declaração política, Ana Paula Moeda, deputada do PAICV, cumprimentou os munícipes pelo seu dia e ressalvou que esta data é um momento especial que ficou guardado na memória de todos os praienses. A deputada do PAICV definiu Praia como a cidade de todos os cabo-verdianos e o coração de Cabo Verde. Disse, ainda, esperar que os munícipes unam para que o desenvolvimento harmonioso do município seja uma realidade. “Hoje nesta casa parlamentar erguemos as nossas vozes para celebrar uma data e também a alma pulsante de uma cidade que é berço da resistência, ontem e hoje. Até hoje, a Praia tem resistido às pressões e tem-se tornado num município, que é o farol da esperança e lar de todos. [….] Praia transformou-se numa cidade cosmopolita, culturalmente rico, onde se misturam tradições de várias ilhas e influências externas”, enalteceu. Ana Paula Moeda mostrou o seu apreço pela equipa camarária liderada por Francisco Carvalho e considerou que celebrar Praia é revisitar o passado e reconhecer que a cidade é um símbolo de coragem e resiliência.

Para o Grupo Parlamentar, a cidade da Praia tem valorizado os praienses e tem fomentado o trabalho em rede com parcerias estratégicas com ONG. No entanto, pediu a colaboração e o compromisso dos sujeitos parlamentares para elevar a cidade. Igualmente, Ana Paula Moeda solicitou o apoio dos deputados para a aprovação do Estatuto Especial da Praia para impulsionar uma verdadeira reforma administrativa em Cabo Verde. “Existem dificuldades, mas vemos que o projeto Praia para Todos tem sido uma realidade para pessoas. [….] Praia não é refém do Governo e de outras instituições. Ela navega ao sabor das ondas, com visão, sacrifício e resultados”, salientou. Para finalizar, a deputada encorajou os jovens a partilhar suas ideias e talentos, e afirma que a juventude é o futuro de Cabo Verde.

Em reação à declaração política, Abraão Vicente, deputado do MpD, assegurou que vai defender os interesses da cidade e refere que a legitimidade não se resume ao resultado eleitoral. “Praia parou no tempo, as expetativas dos praienses estão a ser defraudadas e o presidente que tomou posse para a Câmara Municipal não chegou à Câmara para trabalhar”, denunciou.

O deputado do MpD criticou a situação atual da capital do país e apontou que Praia não tem habitação social, concursos de acesso a financiamento e transparência na execução orçamental. “Hoje celebramos a centralidade da Praia, capital de Cabo Verde e de todos os cabo-verdianos. Mas auguramos melhores tempos para a cidade, mais habitação, saneamento, organização, dignidade para as vendedeiras e habitantes”, reiterou, acrescentando que o MpD sempre defendeu o Estatuto Especial da Praia, mas salienta que o PAICV reprovou a proposta do partido.

 Por outro lado, Zilda Oliveira frisou que o dia 19 de maio marca um momento de reflexão sobre os desafios e “os problemas do município que impedem a sua projeção como uma cidade com futuro planeado, ordenado, sustentável e inclusivo”. Nas palavras da deputada da UCID, a cidade enfrenta problemas como o saneamento, desemprego, insalubridade, pobreza, habitação, insegurança e de gestão do território. “Um problema que nos preocupa é a poluição visual e ambiental que está à entrada da Praia. Estou a falar da ribeira que vai desembocar na Praia negra, este é um problema crónico”, prosseguiu. Para concluir, Zilda Oliveira observou que Praia é uma responsabilidade do Governo e da Câmara Municipal e de todos os sujeitos políticos que devem pensar em soluções para melhorar a qualidade de vida dos praienses.

O Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, felicitou a capital do país pelo aniversário e desejou luz, prosperidade, paz para os munícipes e dirigentes. 

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.