Página Inicial ›› Notícias ››PARLAMENTO ABERTO| VISITA A SANTA CATARINA: Presidente da AN efetua visita de cortesia ao Pároco de Santa Catarina para conhecer seus anseios e preocupações
PARLAMENTO ABERTO| VISITA A SANTA CATARINA: Presidente da AN efetua visita de cortesia ao Pároco de Santa Catarina para conhecer seus anseios e preocupações
Publicado em:16.05.2025

O Presidente da Assembleia Nacional felicitou, hoje, o Padre Esmeraldo Borges, Pároco de Santa Catarina pelo seu "grande" trabalho à frente da Igreja. Um Padre que, na sua opinião, é abnegado e preocupado com as pessoas e com a evangelização.

 

Esmeraldo Borges, por sua vez, manifestou-se "honrado" com a visita e a oportunidade de partilhar os anseios e as preocupações da Paróquia cujo nome (Santa Catarina), referiu, lhe dá forças para servir. "Permitam-nos, antes, expressar a nossa gratidão por esta visita e felicitar-vos, também, por este trabalho de proximidade, sobretudo junto da Igreja Católica. Quem conhece a história de Cabo Verde sabe que a Igreja Católica sempre esteve na linha da frente para a afirmação da identidade do povo cabo-verdiano", recordou.

 

O sacerdote falou dos desafios atuais que, para ele, reside na "falta de compreensão da questão de laicidade, isto é, a diferença do que é religioso e do que laico". Para além disso, apontou a preocupação e a necessidade da Paróquia ter Centros Pastorais, nas capelanias, com qualidade e potencial para responderem às demandas.

 

Ao Presidente da Assembleia Nacional e aos deputados do MpD presentes, o Pároco de Santa Catarina pediu, antes de mais, para continuarem a trabalhar, amando e ajudando no desenvolvimento da nossa sociedade, porque só assim - justificou- a sociedade irá crescer.

 

O Padre disse que é importante o diálogo inter-religioso do qual a Assembleia Nacional, segundo o Presidente, irá participar em junho. Uma iniciativa, afirmou, que certamente irá reunir todas as principais religiões do mundo com objetivos comuns.

 

Tratando-se de um diálogo, acredita que estará alicerçado no respeito, na fraternidade e na comunhão. "O diálogo é sempre bom. Significa escuta. Saber ouvir o outro para podermos encontrar consenso e melhor nos relacionarmos", salientou.

 

© Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.