No âmbito do encontro da Rede de Mulheres Parlamentares, realizado hoje na Assembleia Nacional de Cabo Verde, Maria Mbengono sublinhou a importância deste momento para o estabelecimento de sinergias entre os dois órgãos mais preeminentes da CPLP na consecução de seus objetivos.
Durante a sua intervenção, Maria Mbengono, presidente da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP - CPLP), destacou que os esforços individuais devem convergir para a realização dos grandes objetivos da organização, que consistem em consolidar as estruturas funcionais da AP - CPLP e promover deliberações que contribuam positivamente para o fortalecimento da rede. Nesse sentido, pediu o envolvimento de todos na tarefa de conceber e partilhar uma visão objetiva sobre os temas agendados para discussão, nomeadamente a igualdade de géneros e as alterações climáticas.
Maria Mbengono, que integra a Delegação da Guiné Equatorial, afirmou que, no caso da Guiné Equatorial, já foram superados mais de 70% dos desafios enfrentados pelas mulheres, pois o Governo tem dado grande valor à mulher desde a independência, colocando-a em posições de destaque, uma vez que "anteriormente não estava reconhecida". Nesse contexto, salientou que as mulheres têm ocupado cargos na administração pública do país e estão a receber formação desde a juventude, o que tem reforçado a participação ativa dos jovens na política e no desempenho de funções importantes, como ministros, secretários de Estado e outros cargos políticos ou legislativos.
Importa destacar que o encontro da Rede de Mulheres Parlamentares contou com a presença das delegações de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Moçambique.