Página Inicial ›› Redes Parlamentares ›› RMPCV ›› Noticias ›› Comissão de Seguimento da Lei da Paridade reúne se com Presidente do Tribunal Constituciona


 Comissão de Seguimento da Lei da Paridade reúne se com Presidente do Tribunal Constituciona
Publicado em:10.03.2021

Uma delegação da Comissão de Seguimento da Lei da Paridade reuniu-se terça-feira, 09, com o Presidente do Tribunal Constitucional (TC) para fazer o ponto de situação sobre o cumprimento da mencionada Lei.
 
Em declarações á imprensa, no final do encontro, a Presidente da Comissão, Deputada Lúcia Passos disse que “a intenção foi falar com o Presidente do TC sobre o cumprimento da Lei da Paridade e cumprir com o artigo 1º da lei que diz que a comissão deve fazer o acompanhamento da aplicação da lei, ver os constrangimentos dos aplicadores para poder fazer um relatório no final”.
 
A Deputada Lúcia dos Passos ainda informou que, o Tribunal Constitucional não pode tomar nenhuma decisão se não for apresentado recurso por parte da lista concorrente contestando o cumprimento da Lei da Paridade.
“Como sabem, o Tribunal não pode agir sem que a instância que tem a responsabilidade de apresentar recurso o faça. O Tribunal Constitucional só age quando a instituição mandatária, neste caso os mandatários da lista, apresentarem recurso sobre o cumprimento da Lei da Paridade”, salientou.
 
De referir que a Comissão de Seguimento vai reunir-se, brevemente, com o Conselho Superior da Magistratura Judicial para reforçar a sensibilização dos magistrados.
 
Para além da Presidente da Comissão participaram no encontro com o Presidente do Tribunal Constitucional, representantes da RMPCV, do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), da Associação das Mulheres Juristas (AMJ) e do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF).

Contato
Assembleia Nacional
Rede de Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas (RMPCV)
Email: rmpcv@parlamento.cv
Telef: +238 2608000 * Fax: +238 2622660
Redes Sociais

© 2018 Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.