Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares felicita descendente de cabo-verdianos pela sua eleição ao Parlamento Europeu
Publicado em:28.05.2019

A Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares felicitou hoje Mónica Semedo, descendente de cabo-verdianos, pela sua eleição ao Parlamento Europeu, pelo Partido Democrata Luxemburguês.
“Já enviamos a nossa mensagem de felicitação. Regozijamos e sentimos orgulhosos desta eleição porque é mais uma mulher a ocupar um lugar cimeiro e até serve de exemplo para o paÃs” afirmou Lúcia Passos.
De acordo com aquela Parlamentar esta eleição é motivo de orgulho e poderá servir de reflexão para a sociedade cabo-verdiana visto que, Mónica Semedo foi eleita num paÃs que tem uma Lei da Paridade e que respeita a igualdade do género.
Lúcia Passos acrescentou ainda que a nivel mundial, Luxemburgo ocupa o quinto lugar da lista dos paÃses com paridade total.
E numa altura em que o Parlamento cabo-verdiano prepara-se para aprovar a sua Lei da Paridade Lúcia Passos é de opinião que, “a eleição de Mónica Semedo poderá servir de exemplo à sociedade e aos partidos polÃticos no sentido de se dar mais oportunidades à s mulheres e aos jovens para poderem participar de forma activa na polÃtica”.
Mónica Semedo refira-se, conquistou um assento no Parlamento Europeu, com mais de 50 mil votos, nas últimas eleições realizadas domingo, 26 de Maio.
A antiga apresentadora da Rádio e Televisão de Luxemburgo (RTL) foi eleita pelo partido no poder em Luxemburgo e que duplicou o número de eurodeputados, e foi a quarta candidata mais votada no paÃs.
Mónica Semedo nasceu no Luxemburgo em 1984, filha de imigrantes cabo-verdianos de Santa Catarina, que chegaram ao paÃs no inÃcio dos anos 1970.
Mónica Semedo é licenciada em Ciências PolÃticas pela Universidade de Trier, na Alemanha, onde defendeu uma tese sobre as negociações do segredo bancário no Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin).
Em 2015, foi nomeada embaixadora da organização não-governamental Aldeias de Crianças SOS, que tem projectos em Cabo Verde.