Página Inicial ›› Redes Parlamentares ›› RMPCV ›› Noticias ›› RMPCV ausculta diaspora sobre processo de elaboração da Lei de Paridade


 RMPCV ausculta diaspora sobre processo de elaboração da Lei de Paridade
Publicado em:20.09.2018

No quadro da Implementação do Plano de Ação de Advocacy da Lei de Paridade em Cabo Verde, a Rede Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas – RMPCV, realizou em Lisboa, um encontro, visando a recolha de subsídios e auscultação da diáspora cabo-verdiana, sobre o processo de elaboração da Lei de Paridade.
 
O evento decorreu no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa,  contou com a presença do Embaixador de Cabo Verde em Portugal e sua dignisima esposa, eleitas municipais caboverdeanas pertencentes a autarquias portuguesas, artistas, presidentes e membros de diversas associações, representantes de partidos politicas, emigrantes cabo-verdianos, comunidade portuguesa, simpatizantes e amigos de Cabo Verde.

A RMPCV esteve representada pela sua Presidente, Deputada Lúcia dos Passos e pela Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Deputada Ana Paula Moeda. 

A  Deputada Ana Paula Moeda fez uma explanação sobre o papel da RMPCV na promoção da Igualdade de Género e apresentou dados comparados em matéria de participação politica das mulheres em Portugal, Espanha, Rwanda, Senegal e Moçambique.
Durante a sua alocução a Presidente da RMPCV destacou que  a Declaração de Rui Vaz e o subsequente Plano de Ação de Advocacy para a Lei de Paridade e a Carta de Mindelo sobre o Orçamento Sensível ao Género, são documentos de referência sobre a visão, ambição e o posicionamento comuns da sociedade cabo-verdiana, relativamente às ações a serem empreendidas e resultados a alcançar. 

Nesse sentido, avançou que a paridade de género não deve ser vista como uma reivindicação de mulheres, e/ou de grupos de mulheres, mas sim uma vontade coletiva da sociedade cabo-verdiana, que vem trabalhando para a eliminação progressiva da atual discriminação imposta à participação da mulher na esfera política, nos cargos políticos e no exercício de poder. Frisou,  que esta discriminação é sentida quer em cargos eletivos, quer em cargos de nomeação, concluindo que esta é uma questão de reposição da justiça social e política devida às mulheres cabo-verdianas.

De recordar que o Plano de Ação de Advocacy da Lei de Paridade é um projeto conjunto da Rede Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas – RMPCV, do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Gênero – ICIEG, em parceria com  ONGÂ’s de Promoção de Igualdade de Género e as Associações das Mulheres dos Partidos Políticos. A ONU Mulheres e o PNUD garantem assistência técnica.

Contato
Assembleia Nacional
Rede de Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas (RMPCV)
Email: rmpcv@parlamento.cv
Telef: +238 2608000 * Fax: +238 2622660
Redes Sociais

© 2018 Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.