RMPCV ausculta diaspora sobre processo de elaboração da Lei de Paridade
Publicado em:20.09.2018

No quadro da Implementação do Plano de Ação de Advocacy da Lei de Paridade em Cabo Verde, a Rede Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas – RMPCV, realizou em Lisboa, um encontro, visando a recolha de subsÃdios e auscultação da diáspora cabo-verdiana, sobre o processo de elaboração da Lei de Paridade.
O evento decorreu no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa, contou com a presença do Embaixador de Cabo Verde em Portugal e sua dignisima esposa, eleitas municipais caboverdeanas pertencentes a autarquias portuguesas, artistas, presidentes e membros de diversas associações, representantes de partidos politicas, emigrantes cabo-verdianos, comunidade portuguesa, simpatizantes e amigos de Cabo Verde.
A RMPCV esteve representada pela sua Presidente, Deputada Lúcia dos Passos e pela Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Deputada Ana Paula Moeda.
A Deputada Ana Paula Moeda fez uma explanação sobre o papel da RMPCV na promoção da Igualdade de Género e apresentou dados comparados em matéria de participação politica das mulheres em Portugal, Espanha, Rwanda, Senegal e Moçambique.
Durante a sua alocução a Presidente da RMPCV destacou que a Declaração de Rui Vaz e o subsequente Plano de Ação de Advocacy para a Lei de Paridade e a Carta de Mindelo sobre o Orçamento SensÃvel ao Género, são documentos de referência sobre a visão, ambição e o posicionamento comuns da sociedade cabo-verdiana, relativamente à s ações a serem empreendidas e resultados a alcançar.
Nesse sentido, avançou que a paridade de género não deve ser vista como uma reivindicação de mulheres, e/ou de grupos de mulheres, mas sim uma vontade coletiva da sociedade cabo-verdiana, que vem trabalhando para a eliminação progressiva da atual discriminação imposta à participação da mulher na esfera polÃtica, nos cargos polÃticos e no exercÃcio de poder. Frisou, que esta discriminação é sentida quer em cargos eletivos, quer em cargos de nomeação, concluindo que esta é uma questão de reposição da justiça social e polÃtica devida à s mulheres cabo-verdianas.
De recordar que o Plano de Ação de Advocacy da Lei de Paridade é um projeto conjunto da Rede Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas – RMPCV, do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Gênero – ICIEG, em parceria com ONGÂ’s de Promoção de Igualdade de Género e as Associações das Mulheres dos Partidos PolÃticos. A ONU Mulheres e o PNUD garantem assistência técnica.