Delegação Parlamentar participa na Sessão da União Interparlamentar em Nova Iorque sobre Empoderamento das Mulheres
Publicado em:17.03.2017

Uma Delegação Parlamentar Cabo-verdiana participa, hoje, 17 de Março, na 61ª (Sexagésima Primeira) Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher, que acontece em Nova Iorque, Estados Unidos da Améria, sobre o tema o Reforço do Papel dos Parlamentos no Empoderamento das Mulheres.
A comitiva é constituÃda pelo 1º Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, as deputadas Lúcia Passos (MPD) e Vera Almeida (PAICV), Presidente e Vice-presidente da Rede de Mulheres Parlamentares de Cabo Verde (RMP-CV), respetivamente, além do Conselheiro do Presidente da Assembleia Nacional, Nuno Furtado. Sob o lema “Por uma economia que beneficia as mulheres” o evento é organizado pela União Interparlamentar (UIP) e pela entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).
O evento abordará o papel que os parlamentos podem desempenhar na identificação e resolução de barreiras à capacitação económica das mulheres, para assegurar que as polÃticas sociais e económicas respondam à s necessidades dos homens e das mulheres, no acompanhamento da implementação e seu impacto real.
A sessão da manhã concentrou-se na discussão de medidas para levantar as barreiras para a capacitação económica das mulheres. Abordou-se, em especial, a forma como a discriminação nas normas habituais e legais relacionadas ao casamento, herança, terra, propriedade e estatuto pessoal, e a falta de medidas de combate à violência contra as mulheres, constituem os principais obstáculos para a capacitação económica das mulheres.
Duas sessões terão lugar no perÃodo da tarde. A primeira com enfoque na capacitação das mulheres no trabalho, que incidirá, particularmente, sobre polÃticas que têm-se mostrado mais útil no sentido de garantir a igualdade de género no trabalho. A segunda com ênfase no papel dos parlamentos na promoção da inclusão financeira das mulheres, contribuindo para as necessidades das mulheres; na regulação do sector financeiro e assegurar que a perspetiva de género é aplicado na concepção e implementação de polÃticas fiscais e do orçamento.
A reunião será uma oportunidade para os participantes contribuÃrem para os debates na United Nations Commission on the Status of Women (CSW), Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher, cujo tema prioritário deste ano é "Empoderamento Econômico das Mulheres no Mundo do Trabalho em Mudança".