Página Inicial ›› Redes Parlamentares ›› RMPCV ›› Noticias ›› Presidente da Assembleia Nacional acredita na criação de uma lei de paridade em Cabo Verde


 Presidente da Assembleia Nacional acredita na criação de uma lei de paridade em Cabo Verde
Publicado em:26.01.2017

O Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, afirmou, hoje, 26, após receber a Declaração de Rui Vaz, entregue pela Rede de Mulheres Parlamentares (RMP), que é possível a criação de uma lei de paridade e que o país precisa.


A RMP pretende aumentar a participação da mulher, nas diversas esferas públicas e privadas do país, para 50-50. Neste sentido, a RMP traçou um Plano de Acção, que será implementado nos próximos dois anos, visando trabalhar uma proposta de lei sobre a paridade em Cabo Verde.
 
Jorge Santos realçou que a proporcionalidade entre homens e mulheres na sociedade cabo-verdiana, 50% de homens e 50% de mulheres, tem que ter uma representatividade. “Este que deverá ser o objecto da lei” afirmou e explicou “o que chamamos listas zebra, a presença de uma mulher onde há um homem” e vice-versa.
 
De acordo com o Presidente da Casa Parlamentar, a lei permitirá uma maior participação de mulheres, não só em listas para as eleições. “Neste momento podemos dizer que existe uma convergência entre os principais atores políticos a nível nacional, que estão a defender a proporcionalidade.”
 
Jorge Santos acredita na viabilidade desta lei. “Sou um entusiasta desta lei, será estruturante e o país precisa, mas paralelamente, a montante e a jusante, terá que haver um edifício legal de participação das mulheres em todas as esferas” e acrescentou “não só a nível das empresas públicas, das direções de serviços, do parlamento, das autarquias, em todas as esferas do poder.”
   
Para Jorge Santos, a nova direção da RMP tem desenvolvido um trabalho positivo, com uma nova dinâmica e visão em termos de maior participação da mulher, principalmente nas esferas de decisão. A parceria da RMP com o ICIEG, a Morabi, a OMCV e outras organizações da sociedade civil é “uma forma de fazer o Open Parliament, um parlamento aberto à sociedade”, destaca o Presidente da Assembleia Nacional.
 
No mesmo âmbito, hoje, 26, a RMP encontrou-se, em audiência, com a Presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada; o Presidente da UCID, António Monteiro e o Vice-Presidente do MPD, Fernando Elísio Freire.
 
Recorde-se, que a nova direção da Rede de Mulheres Parlamentares, que tomou posse no dia 27 de Outubro de 2016, ficou assim constituída pelas seguintes deputadas: Lúcia Passos (MPD), Presidente; Vera Almeida (PAICV), Vice-presidente; Anilda Tavares (MPD), Secretária.

Contato
Assembleia Nacional
Rede de Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas (RMPCV)
Email: rmpcv@parlamento.cv
Telef: +238 2608000 * Fax: +238 2622660
Redes Sociais

© 2018 Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.