Apresentação

Esta exposição é um singelo gesto da Assembleia Nacional de Cabo Verde que se orgulha de assim celebrar, sob os desígnios da amizade, da gratidão e da memória, o IVX aniversário de cooperação bilateral com a Assembleia Popular Nacional da China.

O sonho da independência foi acalentado por várias gerações de homens crioulos, sem que se pudesse concretizar antes de 1975. Alguns povos e nações acharam a luta justa e foram solidários para com os povos da Guiné e Cabo Verde que, juntamente com outros irmãos africanos, partilharam as agruras do colonialismo e transformaram o projecto de libertação em auroras de independência. Um dos aliados do Povo de Cabo Verde foi o Povo Chinês, com quem pudemos contar, desde os primórdios da independência, até o ano jubilar de 2015; e hoje, com a certeza de que esta cooperação durará por muito tempo.

Trata-se da síntese de um percurso que tem o seu início ainda antes da independência de Cabo Verde, se considerarmos os laços de fraternidade que se firmaram entre os povos da China e de Cabo Verde, dos quais resultaram grandes projectos, desde os tempos da Luta de Libertação Nacional, de que foi prova viva a co-autoria do primeiro Hino da República de Cabo Verde.

Três painéis compõem a exposição: o primeiro tem como objectivo a apresentação geral do projecto; o segundo painel abarca as relações entre os dois povos e países, desde os primórdios da independência até o ano de 1985; o período de 1985 a 2016 será retratado no terceiro painel.

Poderá encontrar nesta amostra: ofícios, textos de acordos, fotografias, excertos de discursos, peças de artesanato e uma maquete com 2 metros, que ilustram estes mais de 40 anos de história.

Ficha Técnica

Organização
Assembleia Nacional

Coordenação
Albertina Graça