
O Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia, também apresentou uma Declaração Política para analisar os dois anos de mandato do VIII Governo Constitucional da República de Cabo Verde, celebrados no dia 20 de maio.
A Declaração foi feita pelo Líder Parlamentar, Paulo Veiga, que considerou que não obstante o cenário mundial que impactou profundamente as finanças públicas de Cabo Verde e o tecido empresarial que causou o agravamento das vulnerabilidades sociais existentes, o país vem dando respostas em tempo útil à altura dos desafios.
“Conseguimos responder satisfatoriamente aos anseios de todos os cabo-verdianos, graças a uma governação responsável, esclarecida e engajada e à resiliência do MpD, adotando medidas de políticas para superar a crise sanitária e amortecer o choque económico no tecido produtivo nacional e medidas de estabilização dos preços, reduzindo, deste modo, a queda do poder de compra dos cabo-verdianos”.
Na sua intervenção, Paulo Veiga, garantiu que o Governo está determinado em eliminar a pobreza extrema no país ao adotar uma estratégia nacional de erradicação da pobreza, através da aplicação de um conjunto de instrumentos, como o cadastro social, o rendimento social de inclusão, a pensão social a Política Nacional de Cuidados e medidas de políticas na educação, formação, saúde e habitação.
O Lider do partido que sustenta o Governo também destacou os vários investimentos públicos em fase de conclusão, os quais, acrescentou, terão um forte impacto na economia das ilhas e na economia nacional.
Por seu turno, o Líder Parlamentar do PAICV, considerou que a intervenção do MpD “mostra a contradição” do Governo, pois faz a caracterização do país, relevando que há dificuldades e que o arquipélago não é rico, entretanto formou um Governo com 28 membros, aumentando assim as despesas de funcionamento em 400 mil contos, por ano, que deveriam estar a ser canalizados para ajudar os cabo-verdianos, conforme João Baptista Pereira.
Já o Presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) afirmou que o partido que sustenta o Governo sabe que o país precisa de “muito mais”. João Santos Luis, referiu que o executivo está “a todo vapor” a preparar as eleições, trazendo a questão da governação, a todo o momento, para poder dizer à população cabo-verdiana para confiar neste Governo.