Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 28 de Maio 2023
2ª SP de março: PAICV apresenta declaração política sobre o mês da Mulher

A Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apresentou hoje, 24, no período de questões gerais, uma Declaração Política onde afirma que o Dia da Mulher deve ir para além de março.

 

 Para além de março porque o que, verdadeiramente, deveremos almejar, é uma real e efetiva igualdade de oportunidades, em que, independentemente do género, tratemos o próximo com respeito e lutemos, todos, pela dignidade do Ser Humano, enquanto tal!” justificou a Deputada Janira Hopffer Almada.

 

Durante a sua intervenção reconheceu algumas conquistas, entretanto disse que a redução da pobreza, pela via da promoção de um desenvolvimento inclusivo, e do reforço do apoio social e da promoção sócio-profissional para as mulheres é urgente e deve constituir prioridade da Governação.

 

“É inadiável a integração, no trabalho, do princípio do mesmo salário, para trabalhos de igual valor, entre homens e mulheres, a par do alargamento dos apoios sócio-educativos à infância, para libertar as mães para outras funções;

 

Janira Hopffer Almada também asseverou que “É determinante a intensificação de esforços no combate à violência contra as mulheres, o alargamento dos gabinetes de atendimento especializado às vítimas e a criação de condições para a instalação, em todo o território nacional, de casas de abrigo temporário para as vitimas”.

 

O Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) e oss Deputados da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) juntaram a voz à declaração do PAICV reconhecendo que é preciso consciencializar a população de que é possível continuar a promover os direitos das mulheres, garantir que os seus  direitos sejam cumpridos e que não sejam violados de forma nenhuma.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster