Esta é uma das áreas de cooperação identificadas, hoje, durante o encontro entre o Presidente da Assembleia Nacional e o novo Diretor Executivo do IILP.
João Laurentino Neves foi recebido, na manhã desta quinta-feira, pelo Presidente da Casa Parlamentar, Austelino Correia, com quem partilhou alguns eixos de intervenção do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) para os próximos dois anos e as medidas que pretende implementar para que as ações possam ter coesão, coexistência e acrescentar valor àquilo que é a intervenção do ILLP.
O novo Diretor do IILP considera a Assembleia Nacional um dos atores importantes na utilização e difusão da Língua portuguesa e, portanto, dos parceiros de eleição da instituição que lidera, pelo que, afirma João Neves, é preciso ouvir e ver formas de colaborar e estreitar projetos conjuntos.
Adianta aquele responsável, à saída do encontro com o Presidente da AN, que o IILP quer está disponível para apoiar com algumas ferramentas, formações em áreas que facilitam todos aqueles que têm o português como instrumento de trabalho.
Uma das áreas de interesse, diz Neves, é a das terminologias técnico-científicas.
“Todas as áreas de atividades que desenvolvemos e nas quais utilizamos a língua, a portuguesa que é a nossa a par de outras línguas, pressupõe que, cada vez que debatemos um tema, utilizemos uma terminologia própria dessa área. Termos, portanto, bases de dados, bases terminológicas e glossários específicos para cada uma das áreas facilita imenso o trabalho, mas, igualmente, as instituições que trabalham com língua e o Parlamento trabalha com língua. E, o entendimento que todos temos que ter sobre os assuntos que discutimos é maior se a terminologia que utilizamos for consensual”, esclareceu.
João Laurentino Neves que assumiu recentemente os destinos do IILP, na cidade da Praia, garante que a instituição irá trabalhar na área da terminologia própria da atividade parlamentar para a elaboração de um documento de referência.