Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Terça-Feira, 29 de Novembro 2022
Missão da Organização Internacional do Trabalho na Assembleia Nacional

As Comissões Especializada de Economia Ambiente e Ordenamento do Território, e da Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais receberam hoje, 18, uma missão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), encabeçada pelo Diretor do Departamento de Estatística, Rafael Diez de Medina.

 

Este encontro teve como propósito socializar e dar a conhecer aos eleitos nacionais as novas normas estatísticas adaptadas pela 19ª Conferência Internacional dos Estaticistas do Trabalho (CIST).

 

Uma resolução que, de acordo com a OIT, introduz um quadro conceptual para distinguir o trabalho e o emprego e para medir separadamente todas as formas de trabalho, tanto remunerado como não remunerado com foco na visibilização dos trabalhos considerados invisíveis e nas questões de género. 

 

Durante o encontro, os Deputados que integram as duas Comissões reconheceram a necessidade crescente dos decisores políticos disporem de estatísticas de boa qualidade reconhecendo que, apesar dos avanços, o sistema estatístico cabo-verdiano ainda tem algumas “fragilidades” .

 

Refira-se que a missão da OIT se encontra de visita a Cabo Verde no âmbito da comemoração do Dia Africano de Estatística que se assinala hoje, 18, de novembro, sob o lema «Reforçar o ecossistema de dados, modernizando a produção e a utilização das estatísticas agrícolas: informando políticas com vista a melhorar a resiliência da agricultura, da nutrição e da segurança alimentar em África”

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster