Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sabado, 13 de Agosto 2022
Vice- Presidente do Parlamento Pan- Africano defende empoderamento económico da Mulher Africana

A Vice-Presidente do Parlamento Pan-Africano, Deputada Lúcia Passos, reuniu hoje, na Assembleia Nacional, Parlamentares, Governo, corpo diplomático, comunidades imigradas em Cabo Verde e organizações da sociedade civil, para partilhar o lema escolhido pela União Africana para celebrar o Dia da Mulher Africana: “Rumo à Década da Mulher Africana”.

 

Em declarações à imprensa, à margem do encontro, defendeu politicas públicas dos 54 Estados membros para o empoderamento económico das mulheres, para a insegurança alimentar bem assim para a questão da violência.

 

“Nós sabemos que as mulheres, depois da pandemia e também com a crise provocada pela Guerra na Ucrânia, estão a passar por momentos difíceis, os ganhos conseguidos em termos da promoção da igualdade de género, neste momento, em alguns países, estão a regredir porque, estamos, com menos acesso a recursos e as mulheres, enquanto chefes de família tem responsabilidades acrescidas quando ela não tem emprego e o problema da insegurança alimentar fica mais agudizada”.

 

A Deputada Lúcia Passos referiu que, neste momento, o Parlamento Pan-Africano está a refletir para ver como é que pode contribuir para uma maior inclusão financeira da mulher. “Hoje, neste momento, está a ser lançado na Namíbia um novo programa, que é a Década da inclusão financeira da mulher”.

 

Para finalizar, sublinhou que a prosperidade do continente só é possível se todos estiverem envolvidos, fazendo a sua parte, quer em termos da execução de políticas, quer em termos da fiscalização, apelando a sociedade para fazer o bom uso dos recursos que são postos à sua disposição.

 

A cerimónia de abertura deste evento foi presidida pelo Presidente da Assembleia Nacional, em exercício, Armindo Luz e encerrada pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

 

O tema escolhido pela União Africana para celebrar e reconhecer as mulheres que lutaram pela libertação e desenvolvimento do continente Africano é “Rumo à Década da Mulher Africana: Realização do capital Humano da Mulher através do desenvolvimento social e económico acelerado, abordando o flagelo da violência insegurança alimentar e boa nutrição no continente Africano”.

Recorda-se que a Deputada Lúcia Passos (MpD), foi eleita e investida, no dia 29 de Junho, como terceira Vice-Presidente do Parlamento Pan-Africano. É a primeira vez que, na região Ocidental Africana, um país lusófono ocupa o lugar de Vice-Presidente na mesa do Parlamento Pan-Africano.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster