
Os sujeitos parlamentares iniciaram, hoje, 28 de Julho, o debate sobre o Estado da Nação, com o discurso de abertura proferido pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, ao abrigo do artigo 257º do Regimento da Assembleia Nacional.
Durante a sua intervenção Ulisses Correia e Silva, afirmou que o Estado da Nação é marcado por um mundo em crise e por tempos difíceis e exigentes devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, da guerra na Ucrânia e das mudanças climáticas.
Após a abertura do debate, o Líder Parlamentar do PAICV apresentou, no seu discurso, considerando o Estado da Nação “crítico”.
João Baptista Pereira afirmou que o Governo em funções tem, também, a sua quota parte de responsabilidade diante das dificuldades que o país e os cabo-verdianos atravessam presentemente, gerando uma “quarta dimensão da crise, que podemos designar de crise de governação”.
Por sua vez, o Líder Parlamentar do MpD, na sua intervenção inicial afirmou que apesar das sucessivas crises foi possível transformar Cabo Verde, numa nação com esperança no presente e no futuro.
“Uma nação com resultados nunca alcançados a nível da inclusão social, da proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, das garantias dos cuidados a pessoas com deficiência, da garantia dos cuidados dos idosos, da igualdade e equidade de género, dos imigrantes, da habitação e da saúde”, segundo João Gomes.
Já a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) prescindiu de fazer o discurso de abertura por considerar que dois minutos seriam insuficientes para retratar o Estado da Nação.
Após os discursos de abertura, os sujeitos parlamentares deram continuidade ao debate sobre o Estado da Nação, com a apresentação de visões e argumentos sobre a atual situação do país.
De acordo com o artigo 257º do Regimento, o debate sobre o Estado da Nação é aberto e encerrado pelo Primeiro-Ministro, não podendo, em caso algum, exceder uma Reunião Plenária.
Este é o último dia da Sessão Plenária de Julho, que encerra o Ano Parlamentar, entrando os Deputados de férias parlamentares.
Acompanhe o debate sobre o Estado da Nação em direto através do link: http://portais.parlamento.cv/canalwebtv/.