
A Bancada Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) apresentou hoje, 6, no período antes da Ordem do Dia, uma Declaração Politica sobre o processo de concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil à empresa francesa Vinci.
A Declaração foi apresentada pelo Deputado, Luis Carlos Silva, que anunciou “mais uma extraordinária notícia que, através desta declaração política, temos o entusiamo de partilhar com os cabo-verdianos: o governo de Cabo Verde, através do Decreto-Lei nº14/2022, anunciou a concessão da gestão dos aeroportos e aeródromos à sociedade Vinci Airports SAS.
Sublinhou que o entusiamo se prende a três fatores centrais nomeadamente dimensão, know how e credibilidade do parceiro encontrado, a qualidade do acordo conseguido, e, por fim, mas "não menos importante", a lisura e transparência de todo o processo.
A Vinci, de acordo com aquele parlamentar, faz parte do grupo dos cinco maiores operadores do mundo no setor da gestão Aeroportuária sendo responsável pela gestão, desenvolvimento e operação de 45 aeroportos, servida por 250 companhias aéreas e com um fluxo de 255 milhões de passageiros/ano.
Recordou que a empresa francesa está presente em países como a França, Portugal, Inglaterra, República Dominicana, Costa Rica, Chile, Brasil, Japão, Suécia e Estados Unidos da América.
Reagindo, a oposição considerou o processo de concessão dos aeroportos de altamente sigiloso e intransparente tendo sido conduzido às costas dos cabo-verdianos.