
Os trabalhos parlamentares desta quarta-feira, arrancaram com uma Declaração Política da Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) sobre o Dia do Município da Praia, que se assinala no próximo dia 19 de Maio.
A declaração foi introduzida pelo Deputado Carlos Tavares que acusou o Governo de estar em dívida com a Cidade da Praia, onde “não cumpriu nenhuma promessa feita”.
“Com acertos e desacertos, Praia surge hoje como um complexo teste à governança, que interpela a políticas públicas de modo a permitir que ela desenvolva harmoniosa e resiliente e que nenhum cidadão possa ficar privado desse desenvolvimento”, sublinhando que o Governo está em dívida” com a capital de Cabo Verde por promessas não cumpridas.
De acordo com aquele Deputado “o executivo até hoje não cumpriu nenhuma promessa”, nomeadamente, a aprovação do estatuto especial, criar a região metropolitana da Praia, novo hospital regional, parques tecnológicos de saúde e de indústrias ligeiras, aeródromo de proteção civil, portos de pescas e marinas e outras.
Assim, Carlos Tavares, considerou o balanço do Governo do MpD de “claramente negativo” que “enganou os praienses” e que deveria pedir desculpas por não estar à altura das exigências da Praia.
Reagindo, o Grupo Parlamentar do MpD referiu que a Praia está como está devido à “incompetência” da Câmara Municipal que em dois anos nada fez.
Já a UCID afirmou que a situação da capital é da responsabilidade tanto do PAICV, como do MpD, que estiveram no Governo e na edilidade.