Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sabado, 13 de Agosto 2022
Presidente da Assembleia Nacional preocupado com a democracia mundial

Austelino Correia, que hoje interveio na 143ª Assembleia da União Interparlamentar que decorre na capital espanhola, representando Parlamento cabo-verdiano, ao dirigir-se ao fórum, afiançou que todos temos consciência das ameaças por que passa a democracia ao nível do globo, não obstante os discursos apelando à defesa e consolidação da democracia e ações que vêm sendo implementadas nesse sentido.

 

Por isso, prossegue: "Necessário se torna, porém, um diagnóstico exaustivo sobre as reais causas do descrédito na democracia e das ameaças à mesma. Um diagnóstico transversal, isto é, que, por um lado, procura dar pistas sobre as causas intrínsecas às instituições democráticas e aos dirigentes políticos e, por outro lado, sobre as razões que têm a ver com os cidadãos, os representados".

 

Nesta ordem de ideias, questiona-se se nos satisfaz o nível de participação dos jovens e mulheres na vida política dos países, nomeadamente nos parlamentos e governos nacionais, nos órgãos de decisão e execução de medidas de políticas? Esse nível condiz com os discursos pró-participação desses segmentos sociais?

 

Pois, no entender do chefe da casa parlamentar cabo-verdiana, as pessoas devem sentir-se incluídas. A inclusão é condição essencial para a sã convivência entre as pessoas e entre os povos e um incentivo ao reconhecimento e respeito pelos princípios, valores e regras da democracia.

 

Falando concretamente de Cabo Verde, caracterizou-o como sendo um pequeno Estado insular em desenvolvimento, que assume a Democracia, a Liberdade e os Direitos Humanos, como ativos básicos para o desenvolvimento social e económico e fatores fundamentais de inclusão, coesão e unidade nacional.  

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster