
A Bancada Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) apresentou uma Declaração Política onde congratulou o Governo pela chegada da vacina ao arquipélago, bem como com o Plano de Vacinação já em curso.
A Declaração foi introduzida pela líder Parlamentar que enalteceu o executivo de Ulisses Correia e Silva de tudo fazer para salvar vidas e favorecer a retoma gradual da atividade económica.
“A vacinação tem decorrido sem sobressaltos, e, nos próximos dias a campanha de vacinação irá prosseguir, estando prevista a vacinação de 24 mil pessoas enquadradas dentro dos grupos prioritários” afirmou Joana Rosa.
Ainda de acordo com a Parlamentar, até finais de Maio, prevê-se a chegada de mais 80 mil doses da vacina da Astrazeneca. No âmbito da Covax estão garantidas vacinas para 110 mil pessoas, e o Governo está a trabalhar para junto dos parceiros internacionais garantir a quantidade de vacina por forma a que o objetivo 70 por cento seja atingido ainda este ano.
Reagindo a União Cabo-verdiana e Democrática (UCID) disse que os governos são eleitos para governarem e para dar respostas a situações mais difíceis que a população possa ter.
António Monteiro considera que “aqui não há favor nenhum, é uma obrigação e uma imposição legal e constitucional.”
Já a Bancada Parlamentar do PAICV deixou um reconhecimento aos profissionais da saúde, da proteção civil e a todos os profissionais que participaram com afinco e profissionalismo no combate á pandemia, na linha da frente.
Relativamente ao plano de vacinação Rui Semedo afirmou que “sempre saudamos a vacina – dissemos que o programa publicado no Boletim Oficial de atingir 60 por cento até 2023 era insuficiente, pouco ambicioso e reivindicamos que se conseguisse 60 a 70 por cento ainda neste ano”.