Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 11 de Abril 2021
1ª SP de Março: Parlamento debate setores da Agricultura e Ambiente

A Primeira Sessão Plenária de Março arrancou esta quarta-feira, 05, com o debate com o Ministro da Agricultura e Ambiente, agendado pela Bancada Parlamentar do MpD.

 

Após a aprovação do Ordem do Dia, o Ministro Gilberto Silva, introduziu o debate destacando os investimentos e os ganhos nos referidos setores , apesar dos três anos de seca consecutiva e da pandemia.

 

Investimentos esses que, de acordo com o governante, tem tido um impacto na economia e que tem resultado em oportunidades para mais emprego e mais rendimentos para as famílias.

 

De seguida  interveio o vice-Presidente da Bancada do PAICV para quem nos últimos anos o Governo se esqueceu da importância do investimento na agricultura e, por isso mesmo, estabeleceu outras prioridades que não coincidem com os interesses e as expectativas dos homens do campo.

 

O Deputado João Baptista Pereira considera que “foram reduzidos os investimentos no campo, foram desestruturados os serviços de extensão rural e foram eliminados os apoios e incentivos aos agricultores”.

 

Já a comunicação do MpD foi feita pelo vice-Presidente da Bancada do MpD, Deputado Alcides de Pina, que garantiu que apesar dos desafios, muito foi feito neste mandato.

 

“Apesar das adversidades com que nos confrontamos com período de seca prolongado e reconhecendo que algumas atividades, a situação teve impacto no desenvolvimento mais rápido do País, relembramos que os sectores agrícola e ambiental atravessam um bom momento e que as medidas adotadas fazem parte desse sucesso”.

 

O discurso de abertura da UCID foi introduzido pelo Deputado Antonio Monteiro que considerou que, nem sempre o país tem tido condições de responder às ambições dos agricultores, criadores de gado e ambientalistas.

 

Referindo-se à agricultura aquele Parlamentar disse que “o país tem tido grandes problemas de falta de chuva que não deveria ser pretexto para dizer que não estamos a conseguir ajudar os agricultores e criadores de gado a resolver os seus problemas porque hoje temos tecnologia barata e que um Governo amigo destes sectores já teria resolvido os problemas"

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster