Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 7 de Março 2021
Roger Dang reúne-se com Jorge Santos na Praia

O Presidente da Assembleia Nacional, na sua qualidade de República interino, recebeu ao final desta manhã, em visita de cortesia, o Presidente do Parlamento Pan-africano que fez uma visita relâmpago a Cabo Verde no sentido de trocar impressões e auscultar acerca da situação de inercia que se abateu sobre a instituição que lidera.

Para Roger Dang, a sua deslocação teve vários significados, preferindo salientar, no entanto, o facto da importância da deputação arquipelágica representada superior e apreciada no seio do principal órgão legislativo do continente, que neste momento, segundo ele enfrenta um grave problema de egoísmo humano.

Para ele, são catorze meses de inatividade total, que a seu ver não pode ser considerada de maneira nenhuma normal num órgão que deve representar os interesses de cada povo em Africa, por isso, a conversa entre ambos girou em torno da procura de uma solução que poderá permitir que haja uma saída airosa para a situação reinante.  

Por seu turno, Jorge Santos, deixou claro que parte da inatividade do Parlamento Pan-africano está diretamente relacionada com a pandemia da COVID 19, que deitou por terra quaisquer tentativas de se reunir presencialmente, algo transversal a outros órgãos legislativos tanto a nível local, regional como nacional. 

Deste modo, sugeriu formas e meios de restabelecimento das atividades, quais sejam, recorrendo-se aos meios de comunicação existentes, sendo o formato mais adequado neste momento, o vídeo-parlamento, como forma de vencer a estagnação que campeia no seio da instituição causada, pelo desalinho de alguns parlamentares por causa da pandemia. 

Nesta ordem de ideias, mostrou-se convicto de que em breve as atividades parlamentares possam ser reativadas por forma a relançar o debate sobre a COVID 19, exigir a ciência e ao mundo a vacina para o continente africano, que infelizmente por interesses sombreados, tem sido deixado a margem do processo.

Aproveitou a oportunidade para anunciar que ate ao final do mês de janeiro vai haver uma sessão virtual do Parlamento Pan-africano para a retoma das atividades, algo que poderá acontecer antes da Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana, marcada para a primeira semana de fevereiro.  

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster