Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 7 de Março 2021
Jorge Santos tributa Amílcar Cabral

O Presidente da Assembleia Nacional, na sua qualidade de Presidente República Interino, depositou hoje no Memorial Amílcar Cabral desta cidade, uma coroa de flores, num gesto que considerou como o de homenagear aquele que foi o protagonista e que liderou uma das fases importantes da história de Cabo Verde - a luta pela independência nacional.

Acalentado por esse pensamento, Jorge Santos, recorreu as páginas amareladas do nosso passado recente para recordar a luta contra a dominação colonial em que também foram protagonistas várias personalidades da Nação que deixaram os seus registos nas mornas, coladeiras, cantos, poemas e literaturas, apontando o dedo indicador para Eugénio Tavares, Baltazar Lopes e os “Claridosos”, e indubitavelmente, o fundador da nacionalidade cabo-verdiana.

Aproveitando a Semana da República, lembrou também a luta pela democracia, salientando que Cabo Verde, inspirado nessa rica história: “Está a construir um Estado próspero, previsível, respeitável e, acima de tudo, um Estado onde se respeita o direito humano e se promove o bem-estar de todos os cabo-verdianos” – Desabafou

 

Em jeito de conclusão e como consequência, arrolou Cabo Verde no rol das democracias africanas e do mundo, fruto de uma luta permanente com vista a uma democracia plena e funcional e que o simbolismo do 20 de janeiro tem uma importância grande que está sendo partilhado pelos cabo-verdianos no país e na diáspora.

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster