Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 7 de Março 2021
30 anos de Liberdade e Democracia assinalados no Parlamento

O Salão Nobre da Assembleia Nacional, palco central das mais importantes celebrações do país, teve este ano pela primeira vez uma configuração peculiar, em termos de lotação totalmente distinta dos anos anteriores, em consequência das medidas sanitárias impostas pela prevalência do COVID 19 no país, mas que nem por isso, deixou de contar com a sua considerável e marcante assistência.

 

Na ocasião, o Presidente da Assembleia Nacional, deixou claro que o 13 de janeiro mais do que uma data ou efeméride, o 13 de janeiro é o culminar de várias e dolorosas lutas pela liberdade que o povo das ilhas travou, nos mais de cinco séculos de sua história: nas revoltas contra a escravatura; na resistência contra o colonialismo; na luta pela independência nacional; no caminho para a liberdade e democracia.

 

Mais adiante e conservando o mesmo tom, Jorge Santos, afirmou que somos um país com 30 anos de democracia que, goza de uma grande estabilidade onde as escolhas democráticas, as alternâncias políticas, fazem parte natural da nossa vida, sendo absolutamente impensável a existência de qualquer modelo alternativo de exercício de poder.

 

Aproveitando o ensejo, lembrou que é necessário o reforço do compromisso com Cabo Verde e com as aspirações das suas gentes, com os olhos postos na juventude, cada vez mais ciosa dos seus direitos e necessitada de oportunidades, em esquecer dos mais frágeis e garantir que no processo de desenvolvimento, ninguém será deixado para trás.

 

O que foi deixado para trás foram 30 anos de história de Nação livre e democrática, simbolizada através da atuação de uma banda musical formada por Adão Brito (Baixo) Edson Brito (Teclados), Enus (Viola), Palinhe (Viola), Bruno Spencer Lima (Bateria), Ineida Morais (Voz) e Rui de Betina (voz) que souberam dar o colorido necessário as comemorações, cantando um leque de cancões emblemáticas da democracia. 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster