Amilcar Spencer Lopes

8Amilcar Spencer Lopes nasceu na Ribeira Brava, São Nicolau a 8 de Setembro de 1948. Em Cabo Verde fez os estudos primários na sua ilha natal e depois rumou a São Vicente onde prosseguiu os estudos no Liceu Gil Eanes entre 1961 e 1969.

É licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e e tem o Mestrado em Politicas e Práticas internacionais, pela “George Washington University” dos EUA. Em Roma, no Instituto Internacional de Direito do Desenvolvimento fez o Curso de Prática do direito do Desenvolvimento.

No seu percurso profissional já exerceu as funções de autarca como presidente da Câmara da Ribeira Brava, magistrado, embaixador, ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Presidente da Assembleia Nacional (período de transição de regime político, de 1991 a 1996), professor e advogado. Participou igualmente na elaboração e aprovação da Constituição de 1992. Actualmente, vive na cidade da Praia onde exerce a profissão de Consultor de projectos e Jurisconsulto.

Além da carreira diplomática, política e jurídica Spencer Lopes é um homem das artes. É o pai do poema “Canta Irmão”, letra do Hino Nacional, cuja música é de Betú, compositor com o qual já tinha trabalhado no tema da campanha presidencial de António Mascarenhas Monteiro. É, igualmente, autor de outras composições que tem composto em parceria com Paulino Vieira, Dany Silva, Humberto Évora ou Nhelas Spencer.

Galeria de Fotos

Visita Oficial Do Presidente da Assembleia Nacional À Cuba

17º Conferência Da União Dos Parlamentos Africanos 1994

Visita oficial de Amilcar Spencer Lopes a República Popular De Angola