Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sexta-Feira, 28 de Julho 2017
Sessão Solene da Assembleia Nacional de Boas Vindas ao Presidente da República de Portugal

 

A Assembleia Nacional reuniu-se, hoje, 10 de Abril, em Sessão Solene Especial de Boas Vindas ao Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião da visita oficial de três dias, que o Chefe de Estado Português efetua a Cabo Verde.

 

Após a entoação dos hinos nacionais de Portugal e de Cabo Verde, o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, declarou aberta a Sessão Solene, usando da palavra, de seguida, no seu discurso de boas vindas, afirmando se tratar de um dia especial para o parlamento cabo-verdiano.

 

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também interveio nesta Sessão Solene, realçando, no seu discurso que Cabo Verde é uma prioridade para Portugal.

 

A Sessão Solene contou com a presença de deputados nacionais, membros do Governo, corpo diplomático e representantes de organismos internacionais, Confissões religiosas e Representantes da sociedade civil, para além de personalidades da sociedade.

 

O Líder do Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia, Deputado Rui Figueiredo Soares, afirmou que os discursos da Sessão Solene atestam a excelência da relação entre os dois povos, também sustentada pelos respetivos governos e pelos mais altos magistrados das duas nações.

 

“Acho que o discurso de boas vindas do Presidente da Assembleia Nacional exprimiu bem o sentimento dos deputados.” Para Rui Figueiredo Soares, o discurso do Presidente da República Portuguesa exprime aquilo que o povo português sente em relação ao povo cabo-verdiano.

 

Para a Líder do Grupo Parlamentar do Partido Africano Para a Independência de Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, realçou que há um traço muito marcante no discurso do Presidente da República de Portugal, que é a sua autenticidade, a forma muito genuína com que dirige às pessoas e penso que a sociedade cabo-verdiana já sentiu isso, que tem marcado o elevado índice de popularidade dele no próprio país.

 

Segundo Janira Hopffer Almada, no discurso de Marcelo Rebelo de Sousa “marcou-me profundamente o compromisso com Cabo Verde, de continuar a tudo fazer, dentro das suas possibilidades, para estimular o reforço da cooperação” frisou e acrescentou “para fazer também com que Portugal possa ser um aliado, uma voz de Cabo Verde no mundo, em particular na Europa.”

 

Discurso do Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.